A CPFL Energia divulgou ter atingido a marca de 100% de reciclagem dos principais componentes do sistema elétrico de suas quatro distribuidoras que atendem, juntas, a 687 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Isso significa que mais de 79 mil toneladas de materiais, como alumínio, ferro, cobre, aço, plástico e porcelana, foram destinados para reciclagem ou cadeia reversa em 2023.
Até maio deste ano, segundo a empresa, o volume reciclado já chega a 36 mil toneladas. Entre os itens reciclados estão cabos, transformadores, chaves, religadores e outros equipamentos presentes nos 343 mil quilômetros de redes de energia da CPFL em áreas urbanas e rurais de suas áreas de concessão.
As bases operacionais de cadeia reversa são gerenciadas pela CPFL Serviços, um dos braços de negócio do grupo. Esses locais, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, recebem os resíduos, normalmente resultantes de substituições durante os trabalhos de manutenção e modernização das redes, onde são tratados, segregados e destinados posteriormente para reciclagem em outros processos produtivos. Há alguns materiais que são enviados para outras empresas especializadas em reciclagem.
Mais Notícias EM
Feira e congresso reunirão fornecedores, investidores e especialistas para discutir os próximos passos da transição energética na região.
23/10/2026
Recursos apoiarão a ampliação da capacidade, a automação da rede e a conexão de novos consumidores e geradores renováveis.
23/10/2026
Segunda edição da iniciativa amplia categorias e reconhece empresas de transmissão e geração pelo desempenho operacional.
23/10/2026