A distribuidora Enel passou a utilizar um helicóptero para a inspeção aérea das redes elétricas na região metropolitana de São Paulo. A ideia é tornar mais ágil a detecção de trechos para manutenção preventiva e corretiva, especialmente em áreas de difícil acesso por via terrestre e que ficam afastadas dos centros urbanos.

Segundo a companhia, cerca de 2 mil quilômetros de redes serão inspecionados de forma aérea em 2024. Para capturar imagens aéreas das redes de alta e média tensão, a aeronave utilizada conta com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto. “Conseguimos acessar com agilidade locais em que os carros da companhia teriam dificuldade para chegar”, disse o responsável pela operação, Vincenzo Ruotolo.

Além disso, o helicóptero tem um aparelho de tecnologia Lidar (da sigla em inglês para Light Detection And Ranging), capaz de produzir um modelo 3D da rede inspecionada. Também há na aeronave um equipamento termográfico para verificar a temperatura de conexões e equipamentos.

Em trabalho coordenado, em terra uma equipe da distribuidora recebe as informações geradas pelo helicóptero para realizar os serviços na rede. Todas as imagens são analisadas para verificar anomalias e interferências para, então, auxiliar as equipes a traçar um plano de manutenção. Segundo a Enel, o helicóptero opera em altitude segura, para garantir a confiabilidade das manobras.



Mais Notícias EM



Cortes em usinas eólicas e solares somam 35 milhões de MWh

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.

10/10/2025


Expansão renovável cresce 1.400 MW em setembro no Brasil

Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis

10/10/2025


Inpe instala supercomputador para ampliar previsões climáticas

Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.

10/10/2025