A distribuidora Enel passou a utilizar um helicóptero para a inspeção aérea das redes elétricas na região metropolitana de São Paulo. A ideia é tornar mais ágil a detecção de trechos para manutenção preventiva e corretiva, especialmente em áreas de difícil acesso por via terrestre e que ficam afastadas dos centros urbanos.
Segundo a companhia, cerca de 2 mil quilômetros de redes serão inspecionados de forma aérea em 2024. Para capturar imagens aéreas das redes de alta e média tensão, a aeronave utilizada conta com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto. “Conseguimos acessar com agilidade locais em que os carros da companhia teriam dificuldade para chegar”, disse o responsável pela operação, Vincenzo Ruotolo.
Além disso, o helicóptero tem um aparelho de tecnologia Lidar (da sigla em inglês para Light Detection And Ranging), capaz de produzir um modelo 3D da rede inspecionada. Também há na aeronave um equipamento termográfico para verificar a temperatura de conexões e equipamentos.
Em trabalho coordenado, em terra uma equipe da distribuidora recebe as informações geradas pelo helicóptero para realizar os serviços na rede. Todas as imagens são analisadas para verificar anomalias e interferências para, então, auxiliar as equipes a traçar um plano de manutenção. Segundo a Enel, o helicóptero opera em altitude segura, para garantir a confiabilidade das manobras.
Mais Notícias EM
Iniciativa produz biocombustível renovável de padrão comercial a partir de dejetos agroindustriais e urbanos
17/07/2026
Estrutura permite o carregamento simultâneo de até 40 ônibus elétricos da Viação Metrópole Paulista, na capital paulista.
17/07/2026
Relatório reforça a necessidade de fontes flexíveis no SIN e de novos leilões de capacidade, além de apresentar um novo capítulo sobre curtailment
20/07/2026