Foi inaugurado oficialmente, no dia 23 de março, com a presença de autoridades do setor elétrico, o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, em Registro, no interior de São Paulo. Da transmissora ISA Cteep, o sistema está energizado na Subestação Registro, uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral sul de São Paulo, e deve beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas.
Com mais de 180 racks de baterias, que ocupam uma área de aproximadamente 5 mil m², os sistemas de baterias têm 30 MW de potência e são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas. Planejados para atuar nos momentos de pico de consumo do litoral sul paulista, durante o verão, funcionam como reforço à rede elétrica.
Já energizado desde novembro de 2022, o sistema de armazenamento realizou no dia 31 de dezembro, às 19h21, o primeiro peak shaving, ou seja, a primeira descarga de energia armazenada no sistema de transmissão para reduzir o pico de carga e evitar a interrupção no fornecimento, segundo informado pela ISA Cteep.
Presente na inauguração, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, ressaltou a importância do empreendimento. "Este dia é resultado de uma grande construção, que teve início quando fizemos uma chamada pública de armazenamento em 2016. Colocamos as mentes brasileiras para estudar esse modelo e todos os ensinamentos lá adquiridos precisavam ser colocados em prática", disse.
Mais Notícias EM
Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.
10/10/2025
Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis
10/10/2025
Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.
10/10/2025