A EDF Renewables assinou memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Prumo Logística, responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, para estudar o desenvolvimento e a infraestrutura de parques eólicos offshore na região Norte Fluminense.

O acordo prevê o uso do Porto do Açu como hub logístico e de energia renovável, possibilitando também a produção de hidrogênio verde (H2V) no complexo porto-indústria. A EDF vai contribuir com sua expertise em projetos offshore globalmente e sua atuação no mercado eólico onshore brasileiro. Com uma carteira de 1,7 GW em projetos de geração eólica onshore e solar no Brasil, a EDF mira também projetos híbridos que combinem eólicas offshore e H2V no País. 

“Acreditamos na complementaridade da Prumo e da EDF. Atualmente contamos com mais de 1 GW em operação e mais de 10 GW em construção e em desenvolvimento de projetos offshore ao redor do mundo. Toda a infraestrutura logística portuária e a experiência em licenciamento da Prumo na região somados a nossa ampla e sólida experiência de 10 anos em projetos offshore agregarão ainda mais valor ao projeto”, disse André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil.

Pelo lado da Prumo, a parceria é importante por conta da infraestrutura portuária operacional do complexo e da localização geográfica do Porto do Açu, próximo a uma das três melhores regiões do Brasil em incidência de ventos offshore e aos principais centros econômicos do país.

“Quando se trata de instalações offshore, é necessária a existência de uma estrutura portuária que suporte todo o serviço de construção, montagem e transporte. Entre outras vantagens comparativas, o Porto do Açu conta com mais de 60 km² de área disponível para crescimento, calado de 25 metros de profundidade e uma robusta infraestrutura logística e de exportação”, afirmou o CEO da Prumo, Rogério Zampronha.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025