A operadora de telecomunicações Tim alcançou a marca de 100% de consumo de energia renovável no Brasil. O feito foi possível por conta da sua estratégica que inclui 46 usinas de geração distribuída no País, principalmente das fontes solar, hídricas e a biogás, espalhadas por 19 estados e no Distrito Federal, pela aquisição de energia em contratos no mercado livre e pela compra de certificados de energia renovável (I-RECs).

E a estratégia da companhia é de ampliação nos projetos. Isso porque foram formalizadas novas parcerias para, até o fim de 2022, o portfólio de GD chegar a 77 usinas para consumo próprio, com geração de 38,2 GWh mensais, o suficiente para abastecer 19 mil antenas de transmissão de sinal. Com isso, a Tim terá usinas em 24 estados. A maior parte das unidades será de produção de energia eólica (65), mas também haverá espaço para usinas hídricas (7), de biogás (3) e de gás natural (2).

Segundo o vice-presidente de recursos corporativos da operadora, Bruno Gentil, a variedade de projetos representa compromisso com a agenda ESG. “Esperamos alcançar 65% do nosso consumo total só com a produção das usinas até o fim deste ano. A aquisição de certificados e a compra no mercado livre complementará nossa estratégia”, disse. Em dezembro, a Tim alcançou 83% da energia consumida vinda de fontes renováveis, uma média de 79% no ano. A marca de 100% de energia limpa foi possibilitada pela aquisição de I-RECs.

Além disso, a empresa também aposta em modelos de antenas diretamente alimentadas por fontes de energia renovável, principalmente com módulos solares. Recentemente, porém, a Tim instalou a primeira antena movida por energia eólica, no balneário de Pipa, no Rio Grande do Norte, no projeto chamado de biosite eólico.



Mais Notícias EM



Petrobras assina MoU com Mitsui para projetos de baixo carbono

Acordo de intenções visa hidrogênio verde, biometano e captura de carbono.

22/03/2024


Luz Para Todos chega a 39 mil pessoas no trimestre

Programa de universalização de energia investiu R$ 228 milhões no período.

22/03/2024


Taesa oferece curso de eletricista para mulheres

No formato on-line, ideia é formar eletricistas para atuar em rede de transmissão.

22/03/2024