A transmissora ISA Cteep desenvolveu, em parceria com a empresa Drone Power, um drone que incinera objetos que caem nas linhas de transmissão e podem afetar o fornecimento de energia elétrica, como balões e pipas. A ideia é deixar de interromper, sempre que possível, a linha afetada, além de reduzir em mais de 80% o tempo para a remoção do objeto. A tecnologia foi homologada pela Anac - Agência Nacional de Aviação Civil e começou a ser utilizada na primeira semana de agosto.

O drone, controlado remotamente, tem dispositivo acoplado que emite sopro de fogo rápido e direcionado, incinerando os objetos. O desenvolvimento do protótipo envolveu uma série de testes, feitos pela companhia em um ambiente controlado. O objetivo foi avaliar a eficácia e a aeronavegabilidade.

O projeto foi desenvolvido por meio de P&D da Aneel e integra o Programa de inovação em Produtividade da Manutenção da empresa. Desde o ano passado, a companhia intensificou o uso de drones em suas atividades, otimizando a inspeção dos ativos, das faixas e das subestações. Em 2020, a ISA Cteep investiu cerca de R$ 14,2 milhões em projetos de inovação.

O vídeo demonstrativo do drone pode ser acessado no Youtube pelo link www.youtube.com/watch?v=qpYZ616a3N4



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026