As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil atingiram 21.515 unidades em setembro, novo recorde mensal de 2025. O volume representa alta de 6,4% sobre agosto e de 62% em relação a setembro do ano passado, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O destaque foi o segmento de comerciais leves elétricos, com crescimento de 51% entre janeiro e setembro frente ao mesmo período de 2024. Foram 1.642 unidades vendidas, ante 1.086 no ano anterior. Em dois anos, o avanço acumulado foi de 271%.

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, o resultado mostra que a eletrificação das frotas corporativas começa a se consolidar, especialmente entre empresas de logística e serviços, impulsionadas por metas de eficiência energética e ESG.

A tendência tem apoio de programas como o e-Fast Brasil, coordenado pelo WRI Brasil, que reúne empresas e montadoras para promover a descarbonização da mobilidade de carga. A ABVE participa da iniciativa com dados e articulação setorial.

Os eletrificados representaram 9,3% das vendas totais de veículos leves em setembro (231.370). No acumulado de janeiro a setembro, foram 147.602 unidades, aumento de 20,4% sobre 2024.

Os veículos com recarga externa (BEV e PHEV) responderam por 76% das vendas no período, totalizando 120.644 unidades, alta de 40% em relação ao ano anterior. Em setembro, os híbridos plug-in (PHEV) lideraram com 8.194 unidades (38%), seguidos pelos elétricos a bateria (BEV), com 8.169 (38%).

As demais tecnologias — híbridos convencionais (HEV) e híbridos flex (HEV Flex) — somaram 5.152 unidades, equivalentes a 24% do total. As vendas de micro-híbridos (MHEV) chegaram a 5.604 veículos, avanço de 10% sobre agosto.

A região Sudeste manteve a liderança com 46,8% das vendas, seguida pelo Sul (18,7%) e Nordeste (16,2%). São Paulo respondeu sozinho por 31,8% do total, consolidando-se como principal mercado nacional de veículos eletrificados.



Mais Notícias EM



Aneel, Neoenergia e Grupo Equatorial lançam projeto de eficiência energética em escolas públicas

Serão investidos R$ 6,1 milhões, beneficiando cerca de 30 mil estudantes em cinco estados.

29/05/2026


Abradee apoia PL 3220/2019 sobre compartilhamento de postes

Projeto propõe regras para acabar com a fiação desordenada em grandes centros urbanos.

29/05/2026


Setor elétrico prevê aumento das tarifas de energia com “Super El Niño”

Cenário de seca no Norte e Nordeste e pressão sobre reservatórios deve elevar uso de térmicas e encarecer energia

29/05/2026