Foi lançado em 14 de agosto, no auditório do IEE/USP, o livro Arco Elétrico e Energia Incidente, uma obra inédita que promete se tornar referência para engenheiros, técnicos e profissionais de segurança do trabalho. A publicação, escrita por Claudio Mardegan, Filipe Resende e Marcio Bottaro, aborda desde os princípios de formação do arco elétrico em instalações de potência até procedimentos detalhados de análise em sistemas de geração, transmissão, distribuição e usos finais da indústria, tanto em corrente alternada (CA) quanto contínua (CC).

Com 464 páginas, o livro pode ser descrito como um manual técnico, incluindo aspectos de proteção e seletividade até a análise de software e seleção de EPIs. Apresenta exemplos reais, orientações detalhadas sobre cálculos e explicações sobre a evolução dos circuitos. A publicação traz exemplos práticos de implementação de cálculos e abordagem de softwares para estimativas de energias incidentes, análises exclusivas sobre as metodologias de cálculos e suas limitações, bem como a fundamentação dos métodos teóricos e empíricos utilizados pela engenharia de segurança.

Há ainda uma seção dedicada à seleção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uma abordagem exclusiva da análise de confiabilidade de dados laboratoriais sobre a caracterização e avaliação de desempenho dos EPIs empregados na proteção do trabalhador, oriunda da experiência do laboratório de Arcos Abertos Padronizados, o IEE/USP, único do Hemisfério Sul nessa área.

Além de trazer fundamentos teóricos e metodologias reconhecidas internacionalmente, a obra se propõe a “mostrar como fazer” os estudos exigidos pela NBR 17227, que entrou em vigor no último dia 27 de maio. Segundo Bottaro, “a norma diz o que deve ser feito; o livro ensina o passo a passo para aplicar os métodos de forma eficaz e segura”.

Durante o evento, os autores destacaram a importância da iniciativa. “Se a gente salvar uma vida com esse trabalho, o trabalho já valeu a pena. Mas temos certeza de que vamos salvar muitas mais, porque o pessoal ainda está muito cru nesse tema”, afirmou Mardegan. Bottaro reforçou: “Não existe nada parecido no Brasil. É um pioneirismo muito grande. A meta é salvar vidas”.

A obra também conta com prefácio de Daleep Mohla, referência mundial e chair da norma IEEE 1584, documento internacional para cálculo de energia incidente. O lançamento contou com o apoio das empresas ABB, Westex, Leal e Gimi.

Editado e comercializado pela Engepower, Arco Elétrico e Energia Incidente está disponível para compra no site da empresa (www.engepower.com), que também disponibiliza o sumário completo da obra.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025