Promovida pela Plastics Industry Association (PLASTICS), a instituição norte-americana que reúne representantes de toda a cadeia de plásticos, a NPE pode ser considerada, junto com a feira alemã K, um dos principais eventos mundiais do mercado de plásticos, seja pelo número de expositores ou pelo volume de informação e conhecimento tecnológico normalmente apresentado no evento.

 

A feira, que está completando 80 anos, acontece a cada três anos e teve sua última edição realizada em 2018. A edição seguinte estava originalmente agendada para 2021, porém foi adiada para 2024 devido à pandemia de Covid-19.

 

Este ano o evento ocupará cerca de 102 mil metros quadrados, reunindo 2 mil empresas expositoras, dentre as quais 360 vão estar pela primeira vez na feira, o que sinaliza uma importante renovação no mercado. A visitação deverá atingir 55 mil profissionais do setor.

 

 

O apelo para a sustentabilidade este ano se traduzirá em uma ação que visa destinar 100% dos resíduos plásticos produzidos na feira para um centro de reciclagem instalado no próprio centro de convenções em que ocorre o evento, o Orange County Convention Center, onde o público poderá conferir as mais recentes tecnologias de reciclagem e os expositores poderão doar suas sobras de materiais ao término do evento, reduzindo a pegada de carbono de sua participação. A iniciativa é patrocinada pela Conair, pela Commercial Plastics Recycling e pela Weima.

 

 

Divisão em áreas de interesse

 

A NPE 2024 será organizada nas chamadas zonas tecnológicas (technology zones), onde os visitantes poderão explorar produtos e serviços por segmento. Serão elas:

 

Sopro – a Bottle Zone está sendo anunciada como a maior área da feira, reunindo as atrações relacionadas a novas tecnologias de barreira para frascos soprados, maquinário de sopro e uso dos bioplásticos em garrafas.

 

Reciclagem e sustentabilidade – A Recycling and Sustainability Zone promete ser o epicentro das ações voltadas para a sustentabilidade, com a apresentação de tendências e novas tecnologias voltadas para a redução da emissão de gases de efeito estufa, aumento do uso de reciclados e materiais renováveis.

 

Materiais – A Materials Science Zone será dedicada à ciência dos materiais, reuinindo iniciativas pioneiras na química e na engenharia de materiais com foco na discussão e demonstração de como aditivos, corantes, resinas e demais polímeros estão transformando a indústria.

 

Manufatura avançada – Na Advanced Manufacturing Zone estarão reunidos fornecedores de sistemas e soluções relacionados a processos e materiais, com objetivos que vão desde o aprimoramento das resinas para a área médica até os materiais voltados para o aumento da segurança no setor automotivo.

 

Moldes – A Moldmaking Zone promete reunir empresas líderes do setor de ferramentaria demonstrando as suas capacidades na fabricação de moldes. Incluirá desde projetistas, desenvolvedores até engenheiros e pesquisadores do segmento.

 

Embalagens - A Packaging Zone deverá apontar o estado da arte em termos de materiais, maquinário, automação, impressão e demais tarefas associadas à fabricação de embalagens rígidas e flexíveis.

 

 

 

Para os visitantes internacionais

 

Os visitantes internacionais terão acesso ao International Business Lounge, um espaço patrocinado pela Syensqo, que contará com recursos como internet, serviços de tradução e demais comodidades.

 

A nova edição da feira contará também com os “Seminários Latinoamericanos”, com uma programação de palestras a serem ministradas em espanhol sobre tecnologia de processamento (moldes, digitalização, eficiência energética e inovação) e sobre sustentabilidade e economia circular (legislação, aditivos, tendências tecnológicas em reciclagem e inovações).

 

Mais notícias sobre as empresas expositoras da feira NPE serão publicadas em nosso site nas semanas que antecedem o evento e também durante a sua realização. Acompanhe em nossas redes sociais ou assinando a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial. Inscreva-se aqui.



 

Imagens: NPE/PLASTICS

 

 

 

Leia também:

 

 

Feira Tube em Dusseldorf. Bom momento para o mercado de tubos plásticos

 

 

Aberto o credenciamento para a Fispal

 

 

Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

 

 

#NPE2024

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Kuhne na NPE. Filmes com barreira, mas facilmente recicláveis.

A empresa alemã terá como um de seus destaques na feira NPE, que acontece nos Estados Unidos, suas linhas de máquinas para extrusão de filmes retráteis.

09/04/2024