Egor Dementev*

 

A economia circular tem sido uma das megatendências que mais afetam a indústria de plásticos nos últimos anos e prevê-se que continue a ganhar impulso no futuro. No entanto, em 2023, os ventos macroeconômicos globais adversos, incluindo a ameaça de recessão, tornaram-se um verdadeiro teste para os compromissos de sustentabilidade das empresas.

 

A baixa procura geral por materiais poliméricos nas principais indústrias de bens de consumo, com as subsequentes quedas nos preços de resinas virgens ao longo de 2023, fez com que algumas empresas (particularmente aquelas menos expostas à pressão dos consumidores ou regulamentares) mudassem para alternativas de matérias-primas de baixo custo. No primeiro semestre de 2023, tratava-se do material virgem. Como resultado, os preços recordes existentes para os polímeros reciclados também começaram a diminuir. Embora isso possa parecer um desenvolvimento positivo, uma vez que mais proprietários de marcas poderão ter acesso a polímeros reciclados mais competitivos em termos de custos, o efeito a longo prazo será provavelmente adverso – desincentivando os investimentos tão necessários na construção de capacidade de triagem e reciclagem.

 

 

As atuais taxas globais de penetração da reciclagem mecânica (produção de polímeros reciclados dividida pelo consumo total de polímeros) no universo das principais commodities, incluindo o poli(tereftalato de polietileno) (PET), o polietileno (PE) e o polipropileno (PP), estão hoje entre 5 e 15%, de acordo com os índices do Banco de Dados de Oferta e Demanda e do Rastreador de Fornecimento de Reciclagem Mecânica da ICIS. Apesar de um 2023 desafiador, prevê-se que a produção de polímeros reciclados mecanicamente apresente um crescimento relativamente forte, apoiado pela pressão contínua dos consumidores, compromissos voluntários e pela revisão de legislação em todo o mundo.

 

No entanto, se as atuais tendências do mercado continuarem e não houver uma grande aceleração, a consultoria global ICIS não espera que essas taxas globais de inclusão da reciclagem mecânica excedam 20% até 2050. As principais razões incluem não só o crescimento global do consumo de polímeros, mas também a existência de certas aplicações dos plásticos que são intrinsecamente desafiadoras para a reciclagem mecânica (por exemplo, flexíveis ou têxteis), bem como requisitos rigorosos para aplicações sensíveis ao contato (por exemplo, poliolefinas recicladas de grau alimentício).

 

A reciclagem química tem um amplo potencial para complementar a reciclagem mecânica, abordando os desafios acima mencionados. No entanto, apesar de uma perspectiva geral otimista para o seu futuro, a reciclagem química enfrenta as suas próprias batalhas, incluindo o estatuto regulamentar incerto em todo o mundo, a necessidade de adotar modelos de balanço de massa para calcular o conteúdo reciclado, as despesas de capital (CAPEX) relativamente elevadas e a baixa sensibilização dos consumidores.

 

De acordo com o índice ICIS Recycling Supply Tracker – Chemical, a capacidade total instalada (de entrada) de reciclagem e de dissolução de produtos químicos operando globalmente em novembro de 2023 foi de cerca de 1,5 milhão de toneladas/ano e, com base nos projetos de decisão final de investimento (DFI), essa capacidade global deverá atingir cerca de 4 milhões de toneladas/ano nos próximos cinco anos. No entanto, o mapa de projetos pré-DFI é muito maior, com mais de 6 milhões de toneladas/ano aguardando luz verde das empresas para terem início.

 

 

Desbloqueando projetos de reciclagem

 

A questão principal passa então a ser o que deve ser feito para desbloquear este potencial pré-DFI, bem como para ampliar ainda mais o mapa de projectos. Embora não exista uma solução milagrosa para alcançar isso, a criação de um determinado macroambiente para a implementação desses investimentos deve ser o primeiro passo, incluindo as seguintes medidas:

 

• criar incentivos para a procura a longo prazo de polímeros reciclados, por exemplo, através da adoção de regulamentação para uso de conteúdo reciclado;

• fornecer apoio econômico ao desenvolvimento de infra-estrutura, por exemplo, pela implementação de regimes de responsabilidade estendida do produtor.

• adotar as melhores práticas e inovações na coleta e triagem, por exemplo, com a utilização de alta tecnologia (marcas de água e inteligência artificial (IA)) e construção de centros de reciclagem integrados e complexos;

• reconhecer o status legislativo da reciclagem química e um modelo de cadeia de custódia de balanço de massa;

• envolver-se proativamente com os consumidores e promover a conscientização sobre os benefícios da implantação de todas as tecnologias de reciclagem disponíveis.

 

 

*O autor é analista sênior de reciclagem de plásticos do ICIS

 

Gráficos: ICIS

 

 _________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

 

 

Leia também:

 

Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

 

Rótulos de PET-G entram na cadeia de reciclagem

 

#ICIS

#reciclagemdeplásticos



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024