Hellen Souza, da redação

 

A israelense UBQ, desenvolvedora de uma tecnologia patenteada para a reciclagem de resíduos sólidos mistos, vai inaugurar uma unidade produtiva na cidade de Bergen op Zoom, na Holanda, que deverá ampliar a oferta de materiais sustentáveis no mundo todo.

 

A inauguração está prevista para o quarto trimestre deste ano e terá uma capacidade produtiva de 80 mil toneladas/ano dos materiais termoplásticos sustentáveis que, adicionados aos materiais plásticos convencionais, auxiliam na redução da pegada de carbono dos produtos finais.

 

Com unidade produtiva em Tze’elim e sede em Tel Aviv, o material UBQTM é obtido a partir de resíduos sólidos urbanos mistos, incluindo os orgânicos, plásticos mistos e materiais de difícil reciclagem, com exceção de minerais e metais, em um processo que envolve etapas de moagem, secagem, trituração e separação magnética. Em Tze’elim são produzidas atualmente cerca de 5 mil toneladas/ano, mas esta capacidade pode variar devido ao fato de as instalações serem também usadas no trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

Conforme as características do material plástico utilizado como matriz, os aditivos de sustentabilidade podem atuar também como modificadores de propriedades. Marcos Carneiro (foto), que atua no desenvolvimento do mercado brasileiro para os materiais da UBQ Materials, comentou que os aditivos podem ser adicionados a materiais termoplásticos como polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS), poli(cloreto de vinila)(PVC), acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS), etileno acetato de vinila (EVA), elastômeros termoplásticos (TPE) e poli(ácido láctico) (PLA), e são compatíveis com os processos de injeção, extrusão, termoformagem, compressão e por impressão 3D. Marcos explicou que não há um limite preciso para o teor de aditivo que pode ser incorporado à resina, mas que já foram testadas formulações contendo até 50% de UBQTM.

 

Já as aplicações incluem a fabricação de bens duráveis e semiduráveis não destinados a contato direto com produtos como alimentos, bebidas, fármacos e cosméticos. Dentre elas estão componentes para o setor automobilístico, construção civil, bens de consumo e embalagens secundárias para sistemas logísticos e supply chain, entre outras.

 

Os materiais da UBQ Materials já vêm sendo distribuídos nos mercados da Europa, Estados Unidos, Ásia e, mais recentemente, América Latina, a começar pela Colômbia, onde foram empregados pela Rimax na fabricação de produtos para o segmento de cuidados com animais (foto ao lado).

 

 

Mercado brasileiro em desenvolvimento

No mercado brasileiro, a primeira parceria foi desenvolvida em 2021, com a Arcos Dourados, maior franqueada independente da rede de lanchonetes McDonalds no mundo, que adotou o uso de bandejas fabricadas pela Semaza (Santana de Parnaíba, SP) contendo UBQTM. Neste caso, foram adicionados cerca de 25% aos masterbatches usados no PP reciclado que constituiu a matriz termoplástica. Assim, o teor de UBQTM no produto final foi de 12,5%, fato que ajuda a rede a cumprir suas metas de sustentabilidade.

 

Bancos de madeira plástica já foram fabricados em parceria com a Madeplast (Mandirituba, PR) e produtos para o setor elétrico foram moldados com os materiais pela Tigre (Joinville, SC). A PepsiCo utilizou UBQTM em paletes plásticos injetados pela Ecoboxes (Paulínia, SP) e em displays de pontos de venda produzidos pela Fábrica de Ideias (Embu das Artes, SP). Peças automotivas para a Mercedes Benz também foram desenvolvidas com propósito semelhante, conforme relatou Marcos Carneiro: “Os principais interessados são as grandes marcas, dispostas a investir na neutralidade de carbono para os seus produtos finais”.

 

Os materiais da UBQ Materials podem ser adicionados a receitas desenvolvidas por formuladores de compostos ou usados diretamente pelos transformadores que fabricam produtos plásticos. No caso dos fornecedores de compostos, as empresas podem formular materiais com suas próprias marcas, informando sobre o uso dos aditivos de sustentabilidade.

 

O desenvolvimento de novas aplicações é feito com o apoio da empresa israelense, seja junto aos transformadores, aos fornecedores de resinas e masters ou mesmo às grandes marcas que serão usuárias dos produtos finais. A Quantis, fornecedora de avaliações de impacto ambiental, qualificou o UBQ™ de fabricação israelense como “o material termoplástico mais positivo para o clima do planeta”através de sua análise de ciclo de vida (ACV).

 

 

Estão nos planos de expansão global da UBQ a instalação de novas unidades produtivas, e isso inclui o mercado brasileiro. Caso a demanda justifique, o País poderá ser escolhido para sediar uma das unidades de produção, tendo em vista que os seus projetos de instalação são adaptáveis à realidade de reutilização de resíduos de qualquer localidade.

 

 

Imagens: UBQ

 

 

Leia também:

 

Termoplástico obtido a partir de resíduos mistos é usado em produtos para pets na Colômbia

 

Guia - Encontre fornecedores de resinas recicladas



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024