Um projeto chamado “BioICEP – Bio Innovation of a Circular Economy for Plastics” (ou, Bioinovação da economia circular para os plásticos, em tradução livre), do qual faz parte o  Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha), tem como objetivo transformar plásticos não biodegradáveis em materiais de base biológica para a indústria de embalagens e o setor farmacêutico.

 

Trata-se de um programa a partir do qual foram realizados tratamentos químicos e biotecnológicos visando à transformação de resinas sintéticas em bioplásticos biodegradáveis. Isso também envolveu a condução de métodos baseados no uso de micro-ondas e de extrusão reativa para acelerar a biodegradação de resíduos plásticos de origem fóssil.


De acordo com o Aimplas, foi feito um pré-tratamento de materiais plásticos como, por exemplo, polietileno de baixa densidade usando a degradação termoquímica assistida por micro-ondas, o que proporcionou a obtenção de polímeros cuja degradação total ocorreu em menos de 28 dias. Também foi feita a despolimerização de poliamidas para a obtenção dos seus monômeros, envolvendo a participação de microrganismos.

 

O uso do processo de extrusão reativa teve como premissa a alteração da estrutura das cadeias dos polímeros ensaiados, de forma a acelerar a biodegradação desses plásticos. 


O programa BioICEP conta com a participação de instituições de pesquisa e ensino situadas em diversos países, tendo como foco o desenvolvimento de trabalhos colaborativos a partir da contribuição de diferentes áreas da cadeia produtiva do plástico.

 

Trabalhos centrados na combinação de diferentes processos, tais como decomposição química e redução do peso molecular de polímeros, estão em fase de desenvolvimento.


 

Imagens: Aimplas.

 

Leia também:

 

Movimento Circular busca parceiros

 

Reciclagem química e mecânica não competem entre si

 

Indorama aumenta a capacidade de reciclagem em Minas Gerais

 

#Aimplas #Bioplásticos #Pesquisa #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024