O monitoramento em tempo real do processo de fabricação de moldes é uma das demandas de empresas do setor que visam otimizar suas operações como, por exemplo, a fabricação de cavidades e de postiços para a produção de peças plásticas diversas e/ou de ferramental para o setor metalmecânico.

 

Um dos caminhos para isso é a implantação de sistemas capazes de coletar dados provenientes do chão de fábrica, que, a partir daí, processe-os de forma a construir planilhas que mostram os indicadores de produtividade e o status de equipamentos como centros de usinagem, tornos CNC, fresadoras etc., além da criação de relatórios e de controle de turnos.


A CPOP Sistemas (Joinville, SC) fornece soluções para o monitoramento desses processos, o que foi tema de uma das apresentações do 15º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer). A companhia desenvolve sistemas para supervisão em tempo real de processos conforme as necessidades dos clientes, e durante o evento deu alguns exemplos de como eles funcionam, conforme é tratado a seguir.


 

Os dados provenientes de processos podem ser transmitidos simultaneamente para diferentes departamentos, ao passo que o relatório é gerado, o qual pode ser atualizado quando for necessário. Neste ínterim, pode-se criar painéis que mostram dados referentes à produtividade, como é mostrado na imagem acima. Assim, podem ser obtidas informações sobre o tempo de parada de máquinas e o motivo que levou a isso, por exemplo.


 

Supervisão de processos na prática

A CPOP Sistemas tem como proposta o desenvolvimento de sistemas e serviços que contribuam para a tomada de decisão no que tange à obtenção de melhorias nas operações, bem como ao planejamento para manutenção de equipamentos, controle de operações e de turnos.


Conforme informações fornecidas pela empresa, atualmente as soluções de monitoramento de processos em tempo real estão sendo usadas nas companhias Gaspec (Santo André, SP); GTF (Joinville, SC) – mostrada na foto ao lado; Lotus Moldes e Matrizes (Joinville, SC) e S. Moldes (Guarulhos, SP).

 

 Mais informações podem ser obtidas pelo site da CPOP Sistemas e pelo telefone (47) 98492-3178.


 

Imagens: CPOP Sistemas, GTF.


 

Mais notícias do setor:

 

Aumenta o uso de tecnologias digitais nas empresas de injeção

 

Sistema fornece dados sobre materiais em tempo real

 

Programa visa aumentar competitividade de empresas do ramo do plástico e ferramentarias

 

#CPOPSistemas #Indústria40 #PlásticoIndustrial #Digitalização



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024