Um sistema de inteligência artificial (IA) denominado assistente virtual inteligente “Wisdom Maker”, desenvolvido pela MAP Intelligence (Manaus, AM), que contou com o apoio da Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Bertha Capital, foi implantado no parque fabril da Componel, fabricante de componentes plásticos situada em Manaus (AM). 

 

O assistente virtual WM passou a ser usado na coleta de dados provenientes de processos produtivos que, neste caso, diz respeito à fabricação de componentes feitos com resinas termoplásticas. Segundo informações fornecidas pela MAP Intelligence à Plástico Industrial, a base de dados da Componel está ligada à base de conhecimento do assistente virtual inteligente, de forma que o sistema atue em tempo real em operações de gestão de processos, por exemplo.

 

A companhia desenvolvedora do WM deu alguns exemplos de como este recurso pode ser utilizado no chão de fábrica: emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias em processos produtivos, bem como envio de mensagens contendo instruções e links para acesso a vídeos sobre procedimentos, treinamento, entre outros recursos.

 

O processo de implementação do sistema foi realizado em quatro fases, sendo feita, em um primeiro momento, a expansão e complementação da coleta de dados do ambiente produtivo, principalmente no que se refere às variáveis sensíveis à operação de fabricação. Em seguida foram feitos treinamentos focados no uso do WM e analisados os resultados obtidos.


Manuel Cardoso, diretor-executivo da MAP Intelligence, comentou sobre algumas vantagens proporcionadas pelo uso do assistente virtual em plantas fabris: “A inteligência artificial ajuda a expandir nosso conhecimento e percepção sobre o andamento de operações produtivas, visando melhorar o seu desempenho, reduzindo, por exemplo, a utilização de recursos e de custos de forma mais inteligente. Os resultados são a eliminação de perdas operacionais e a redução do ciclo produtivo”.


Mais informações podem ser obtidas pelo site das companhias.


 

Imagens: Manuel Cardoso/Divulgação, Freepik.


 

Mais notícias:

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

Os desafios da transição industrial são temas de novo livro

 

Centro de estudos integra recursos de manufatura inteligente para a indústria de plásticos

 

#Componel #MAPIntelligence #InteligênciaArtificial #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024