Adalberto Rezende, da redação

 

 

A Plasolution, com unidade em Mogi das Cruzes (SP), desenvolveu um modelo de capô feito de resina termoplástica, fabricado por termoformação, o qual vai equipar uma linha de tratores da Mahindra, empresa de origem indiana com filial brasileira na cidade gaúcha de Dois Irmãos.

 

A peça foi desenvolvida a partir de uma parceria estabelecida entre as duas companhias, e a resina plástica utilizada na sua fabricação, de acordo com Luana Gomes, gerente comercial da Plasolution, que forneceu informações à Plástico Industrial, pode ser usada em aplicações que envolvam tanto o processo de termoformação quanto o de injeção.

 

Ela comentou sobre alguns dos motivos que levaram à escolha do material polimérico para este projeto: “a escolha desse material se deu pelo fato de ele ter um custo competitivo, ser resistente à temperatura necessária para o tipo de aplicação usado, por proporcionar um excelente acabamento e também por ser um material estrutural”. 

 

O projeto do capô feito de plástico fez com que a fabricante de tratores repensasse o design de seus veículos, o que levou a mudanças na configuração deles. Uma delas consistiu na alteração das grades que possibilitam a ventilação do compartimento do motor, por exemplo.

 

Conforme comentou Luana, “queremos trazer esse conceito como uma opção para o mercado e com certeza não pararemos nos capôs. Vemos o plástico como uma excelente opção para o mercado agrícola. Os plásticos de engenharia, por exemplo, são uma solução muito competitiva e que deve ganhar cada vez mais espaço em aplicações nesta área”.

 

Ainda sobre este assunto, a gerente comercial indicou algumas das pretensões da Plasolution para os próximos anos, o que abrange o uso de resinas termoplásticas na fabricação de outras peças para tratores. Entre elas estão para-lamas, tetos, carenagens e, nas palavras dela, “também apostamos na fabricação de degraus e suportes de escapes, que hoje, ainda, são tradicionalmente feitos de aço”.

 

O contato com a companhia pode ser feito pelo telefone (11) 4699-2800 e pelo e-mail aux.vendas@plasolution.com. 

 

 

Imagens: Plasolution/Mahindra/Divulgação, Luana Gomes.

 

 

Leia também:

 

Fazendas verticais e os materiais plásticos

 

De vilão a herói: plástico rotomoldado reduz furto de grelhas de bueiros em São Paulo

 

Silo-bolsas de PA têm alta resistência à perfuração e ao rasgamento, mesmo com paredes finas

 

#Plasolution #Mahindra #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024