Entrou em operação este mês o Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), uma iniciativa do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP).

 

Entre os objetivos do novo centro de pesquisa estão auxiliar a indústria aeronáutica brasileira a enfrentar desafios como atingir a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050, além da capacitação para o desenvolvimento de aeronaves civis e militares aptas a voar de forma autônoma e com tripulação reduzida. Inovações em materiais e processos deverão surgir desse empreendimento.

 

Constituído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Embraer, o centro contará com investimento total de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos e reunirá mais de 120 pesquisadores, com forte atuação de engenheiros da empresa. Serão desenvolvidos estudos sobre tópicos inovadores e com potencial para contribuir com a competitividade da indústria aeronáutica nacional.


Além do ITA, o CPE-MAF terá a participação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), esta última em processo de adesão à iniciativa.

O CPE-MAF será um dos Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) constituídos pela FAPESP em parceria com empresas e sediados em diferentes instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. Lançado em 2012, o programa CPE torna possível a colaboração entre a iniciativa privada e o setor acadêmico, visando produzir e disseminar pesquisa de nível mundial com alto impacto econômico e social por meio da inovação.

 

Linhas de pesquisa

 

As pesquisas do CPE-MAF serão orientadas a três áreas prioritárias e de interesse da Embraer: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada. Algumas das linhas de pesquisa em redução de emissões, por exemplo, serão o controle de máquinas para a propulsão elétrica e a integração aeropropulsiva de aeronaves elétricas.


Outras linhas de pesquisa envolvem o desenvolvimento de métodos de tomada de decisão em sistemas autônomos, projeto avançado para a manufatura aditiva metálica e a montagem final de aeronaves usando robótica colaborativa.

 

Além da pesquisa científica, outros objetivos do centro serão promover a transferência tecnológica para empresas existentes e outras empresas a serem criadas, bem como a educação e a disseminação do conhecimento para estudantes do ensino superior e médio.


 

Foto: Fapesp


 

Leia também:

 

Aço para moldes em versão para manufatura aditiva

 

Baterias de veículos elétricos de última geração terão gabinete em compósito


 

#ITA


 

 



Mais Notícias PI



Do flake ao produto final. Linha da Engel conjuga extrusão e injeção de material reciclado.

Processo de dois estágios elimina a regranulação e a refusão do material reciclado destinado à fabricação de produtos injetados. O objetivo é obter ganhos relativos a custos de produção e logística interna para as empresas que reciclam suas sobras de processo e também para as que compram reciclados no mercado.

02/04/2024


Software de realidade aumentada para processos robotizados

Recursos que permitem a simulação de processos complementares à transformação de plásticos realizados por robôs industriais podem ser acessados por um software lançado pela Kuka. E também por um aplicativo gratuito disponível para smartphones e tablets.

19/03/2024


Associações norte-americana e alemã juntas pelo padrão OPC-UA na indústria de plásticos

Durante a próxima edição da feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos, a associação de construtores de máquinas da Alemanha vai alinhar estratégias com a entidade que representa a indústria de plásticos nos Estados Unidos, visando à adoção do protocolo de comunicação OPC UA para o maquinário do setor de plásticos.

26/03/2024