A editora Blucher publicou o livro “Processos de fabricação por impressão 3D – tecnologia, equipamentos, estudo de caso e projeto de impressora 3D”, de autoria de Valdemir Martins Lira, que é doutor em engenharia mecânica e integrante do corpo docente da Universidade Federal do ABC (UFABC).


O conteúdo da obra, que tem 136 páginas, é dividido em 12 capítulos e abrange desde o histórico da impressão 3D, passando pelas características de dispositivos e processos de manufatura aditiva, até o projeto de um equipamento, desenvolvido para esta área.


No capítulo 4, por exemplo, o leitor encontrará informações sobre a geração de arquivos de dados de modelos em 3D, seção que também inclui conteúdo sobre software para fatiamento, interface STL e formatos neutros. Já o capítulo seguinte, versa sobre a geração e o formato de arquivos para fatiamento.


Em seguida, há conteúdo sobre materiais utilizados nos PF3D – que é um assunto que começa no capítulo 3, em que também é abordada uma visão geral sobre a tecnologia dos PF3D – e também sobre os tipos de processos de fabricação por impressão 3D, no capítulo 7. Neste capítulo, os tópicos estão relacionados a diversos processos, tais como PF3D via estereolitografia, solid ground curing (Cubital), PF3D via sinterização a laser, PF3D via laminação de camadas (layer laminate manufacturing – LLM), PF3D via modelamento por fusão a laser (fused layer modeling – FLM), entre outros.


As estratégias de geração de trajetória nos PF3D é o assunto central do capítulo 8, ao passo que o capítulo 9 trata das características de dispositivos usados nos processos de impressão 3D, abordando os sistemas a laser e os sistemas por extrusão de material. Já o capítulo 10 versa sobre a viabilidade econômica dos PF3D.


Na parte final do livro há seções que trazem informações sobre um estudo de caso que envolveu o uso de PF3D, assim como, no último capítulo, informações sobre um projeto de impressora 3D. Nesta parte, o leitor encontrará o tópico “Desenho técnico e impressora 3D montada”, além de referências bibliográficas.


A publicação está disponível para comercialização, em versão física, no site da editora (https://www.blucher.com.br) pelo preço sugerido de R$ 48,00.


 

Imagem: Blucher

 

Conteúdo relacionado:

 

Impressão 3D de metais em escala industrial

 

Peças tubulares impressas em 3D serão usadas pelo setor de óleo e gás

 

#Blucher #Impressão3D #ManufaturaAditiva #PI



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023