A belga Solvay, que tem subsidiária brasileira em Santo André (SP), anunciou ter-se associado à startup francesa Ostium em um projeto conjunto destinado a tornar viável a reciclagem mecânica de instrumentos cirúrgicos de uso único moldados em poliarilamida reforçada com fibra de vidro (PARA) Ixef®. O material integra o portfólio de polímeros especiais da Solvay e é usado pela Ostium na fabricação de kits de instrumentação que são descartados após o uso pelos cirurgiões.

 

A iniciativa é pioneira na reciclagem de dispositivos médicos de uso único no setor de saúde moldados em polímeros de alto desempenho. “Nossos clientes no setor de saúde devem atender a demandas regulatórias rigorosas, ao mesmo tempo em que se esforçam para reduzir a pegada de carbono de seus produtos e apoiar a redução de resíduos no final da vida útil de hospitais e clínicas”, declarou Claire Guerrero, gerente de Sustentabilidade da Solvay para o mercado global. “Identificamos uma lacuna entre esses desafios, o que nos levou a criar essa colaboração única para desenvolver um processo de reciclagem inovador para instrumentos cirúrgicos usados que são comumente descartados por incineração.

 

A Ostium, medtech francesa especializada no desenvolvimento de instrumentos para cirurgia ortopédica de quadril, joelho, ombro e trauma, fornecerá aos hospitais os novos kits cirúrgicos personalizados feitos com o PARA e coletará os instrumentos contaminados após seu uso, dando sequência à sua reciclagem mecânica junto a uma empresa parceira reconhecida no tratamento e reciclagem de resíduos de atividades de saúde que implicam riscos infecciosos.

 

Foi desenvolvido um processo mecânico dedicado à limpeza, triagem e trituração do material coletado, permitindo que o polímero seja reaproveitado. A Solvay, por sua vez, está avaliando como fazer com que este material retorne à cadeia produtiva (upcycling) e seja integrado em novas formulações de alto desempenho. Testes iniciais mostraram que o composto PARA à base de material reciclado oferece um nível muito alto de desempenho, com até 85% de propriedades de flexão e nenhuma perda das características superficiais quando comparado com o grau virgem, com a vantagem adicional de uma menor pegada de carbono.

 

Em razão das regulamentações em vigor no mercado de saúde, com restrições ao uso de materiais reciclados, a Solvay tem em vista usar o material em aplicações técnicas de de alto valor agregado, em produtos para mercados como o automotivo e de equipamentos esportivos e lazer.


 

Foto: Solvay / Ixef® é uma marca registrada da Solvay


 

Conteúdo relacionado:

 

Política industrial para os produtos médicos

 

Plásticos para a área médica: o futuro deste setor

 

#PARA

#Ixef

#Solvay

#Ostium

 



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024