Um relatório concluído recentemente pela AMI International, consultoria britânica com forte atuação no setor de materiais plásticos, mostrou que o mercado europeu de tubos para infraestrutura se comportou da mesma forma que muitos outros setores da economia: apresentou forte crescimento em 2018-2019, seguido por uma contração significativa em 2020, em decorrência da Covid-19, quando a economia da região registrou uma queda de 6,3% no PIB. A atividade de construção foi impactada inicialmente, mas se recuperou no segundo semestre de 2020, mesmo com as interrupções na cadeia de suprimentos que perduram até hoje.

O levantamento, no entanto, detectou oportunidades de crescimento na substituição de tubos 'tradicionais' (concreto e metal) pelos tubos poliolefínicos nas aplicações de escoamento por gravidade, bem como no desenvolvimento e comercialização de novos sistemas à base de materiais plásticos, projetados para fornecer melhores soluções em termos de custo/desempenho.

 

PVC resiste

Os tubos poliolefínicos estão ganhando participação de mercado em relação ao PVC, que ainda é o termoplástico predominante na fabricação de tubos para escoamento por gravidade, embora seja alvo de críticas pelo seu desempenho ambiental. De acordo com o relatório, a indústria ligada a este insumo tem reagido com o uso de matérias-primas de base biológica e com o emprego da polimerização baseada em hidrogênio verde. O PVC também estaria à frente de outros polímeros na Europa quando o assunto é a evolução dos volumes de material reciclado a cada ano, com o estabelecimento e realização de metas ambiciosas. Além disso, a sua indústria defende que os tubos de PVC podem ser reciclados várias vezes sem perda de propriedades técnicas.

 

Porém, a necessidade de resinas de alta pureza é a principal barreira para o aumento do uso de material reciclado na fabricação de tubos para escoamento por gravidade. A indústria está fazendo esforços de pesquisa e desenvolvimento com foco em soluções circulares, enquanto os tubos de pressão já estão posicionados como mais sustentáveis, apresentando vida útil superior a 50 anos e menor pegada de carbono.

 

Mudanças climáticas por trás da demanda

O aumento das chuvas fortes e as inundações ocorridas em vários países europeus nos últimos anos estão forçando os governos a aumentar os orçamentos para obras de saneamento e sistemas de proteção contra inundações, aumentando a demanda por tubos de escoamento por gravidade de maior diâmetro e impulsionando a modernização antecipada rede europeia de tubulações, que já é bem desenvolvida.

 

O relatório aponta também diferenças no crescimento da demanda de tubos entre os vários países e regiões da Europa. O crescimento está concentrado na Europa Central e Oriental, e a Polónia foi o mercado que apresentou crescimento mais rápido no período em análise. Até 2026, o mercado de tubos naquele país deverá ter crescido quase 30% em relação aos ddias atuais.

 

A edição atualizada do relatório Plastic Gravity Pipes in Europe 2022 faz parte de uma série abrangente, que inclui ainda os tubos plásticos para uso sob pressão na Europa em 2022 e os tubos plásticos de água quente e fria na Europa em 2022. São analisadas também as tendências do mercado, contribuindo para que empresas do setor possam tomar decisões com base em informações.


 

Foto: Shutterstock


 

Conteúdo relacionado:

 

Investimento no ramo de tubos e conexões de plástico

 

Novo marco do saneamento trará crescimento para o setor de plásticos



 

#Tubospoliolefínicos

#TubosdePVC



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024