Um programa que promove a coleta e a reciclagem de resíduos encontrados em regiões litorâneas chamado We Nature completou dois anos. Trata-se de um projeto voltado para a produção de blendas obtidas a partir da mistura de poli(cloreto de vinila) (PVC) flexível com os materiais recolhidos de praias, o que é uma das suas frentes de trabalho.

Programa de reciclagem iniciado em Santa Catarina transforma resíduos coletados de praias em novos produtos

 

O programa é resultado de uma parceria estabelecida entre a empresa Core Case, que tem escritórios regionais em Porto Alegre (RS) e no Canadá, e a ONG Eco Local Brasil (Barra Velha, SC).  Algumas das ações do programa realizadas este ano no município catarinense de Itajaí, que contaram com o apoio da comunidade local, resultaram no recolhimento de cerca de 690 quilos de materiais.


 

A partir daí, a matéria-prima obtida por meio da reciclagem dos resíduos e pela adição de resinas termoplásticas de PVC passou a ser convertida em itens como, por exemplo, vasos para plantas, bancos, mesas, lixeiras, entre outros.


De acordo com Eduardo do Rosário, gerente de marketing da Core Case, “após o material ser triturado, fundido e convertido em uma massa bem resistente, essa matéria-prima é transformada em itens robustos e resistentes, fáceis de transportar e com baixo índice de inflamabilidade”.


Em comunicado à imprensa, foi informado que em um primeiro momento os resíduos coletados são submetidos a processos de triagem de materiais, os quais, em seguida, são encaminhados para empresas parceiras encarregadas de realizar a sua reciclagem.

 

Segundo Filipe Pedroso de Oliveira, coordenador da ONG Eco Local Brasil, “cerca de 70% do material recolhido têm sido enviados às empresas de reciclagem. Já os resíduos não-recicláveis, algo em torno de 30% do que é recolhido, são usados para fabricar produtos ecológicos”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3012-6531 e (41) 99713-8476. 

 

 

Imagem: Core Case/Divulgação

 

 

 

Mais notícias sobre reciclagem:

 

Empresa oferece serviços para instalação de plantas de reciclagem química de plásticos

 

Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

 

#CoreCase #EcoLocalBrasil #Reciclagem #PI 



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024