Os efeitos da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 continuam a exigir das empresas do setor de plásticos muito planejamento e o estabelecimento de medidas para enfrentar as dificuldades atreladas a este cenário.

Perspectivas do setor de fornecimento de resinas plásticas para 2021

Essa perspectiva é compartilhada por entidades do setor que consideram a possibilidade de que o desequilíbrio entre oferta e demanda de matéria-prima muito provavelmente provocará também instabilidade de preços de insumos, continuando a dificultar as atividades de empresas e instituições dessa área.

 

A possibilidade de escassez de plásticos nos próximos anos é um dos fatores que merecem atenção especial. De acordo com Laercio Gonçalves, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast), e Osvaldo Cruz, diretor da distribuidora internacional de resinas Entec, empresa que integra o grupo Ravago, há uma chance muito grande de a crise no fornecimento de polímeros durar até o próximo ano.

 

“Nunca tivemos tantos acontecimentos que impactaram a produção e o consumo ocorrendo ao mesmo tempo e em um curto período”, disse Laercio. Já Osvaldo, comentou que “essa instabilidade faz com que nós, distribuidores, estejamos sempre preparados para que o nosso planejamento de compras atenda de fato aos nossos clientes e suas demandas futuras, e para que possamos ajudar os pequenos e médios transformadores de plásticos da melhor forma possível”.

 

Na visão de ambos os executivos, outros fatores poderão contribuir para a falta de polímeros e o aumento de preços como, por exemplo, a alta do dólar e, consequentemente, o aumento de custos de serviços relacionados a este setor, bem como a “demora na chegada desses produtos por aqui afeta o mercado nacional, mesmo que haja notados esforços de produção local”, conforme salientou Laercio, se referindo à matéria-prima que é fornecida por produtores estrangeiros.

 

Sobre o provável aumento de preços, o presidente da Adirplast comentou: “Essa é uma tendência que se explica por vários motivos como, por exemplo, pelo preço do barril de petróleo que saltou de US$ 40 no final de 2020 para US$ 60 atualmente. A alta de mais de 20% da nafta e do etano são outros indicadores”.

 

Além disso, Osvaldo mencionou alguns acontecimentos no ano passado que contribuíram para o atual cenário. “No quarto trimestre de 2020, os Estados Unidos e o Golfo do México foram impactados por tempestades e furacões que contribuíram para retardar ainda mais o início das operações das plantas petroquímicas da região”. Ainda a respeito disso, ele falou sobre uma recente interrupção de atividades de refinarias de petróleo no estado norte-americano do Texas devido à ocorrência de fenômenos climáticos atípicos na região.

 

Apesar das previsões tortuosas, Erasmo Fraccalvieri, diretor da distribuidora de filmes bio-orientados Tecnofilmes, salientou que as dinâmicas de oferta e de demanda das resinas plásticas nas Américas precisam ser analisadas com cuidado: “o Texas responde por menos de 5% da produção mundial de petróleo e o congelamento de parte da sua produção não afetou os contratos futuros. Podemos ter um desconforto, mas momentâneo e localizado”. 

 

Nossos guias trazem mais informações sobre a oferta de bioplásticos, compostos e blendas termoplásticas, aditivos e cargas, além de resinas recicladas, fornecidos no Brasil.


 

 

Foto: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Materiais antimicrobianos poderão ser produzidos em escala industrial

Acordo trará mais plásticos biodegradáveis ao Brasil

 

 

#Adirplast #Entec #Ravago #Tecnofilmes #Plásticos



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024