Trazer melhorias para as linhas de produção da Embraer é um dos objetivos de uma parceria formada entre a empresa e a Toyota do Brasil (São Bernardo do Campo, SP), com matriz no Japão, que também incluiu a otimização da fabricação de peças para aeronaves comerciais como, por exemplo, asas para jatos, produzidas na Unidade Ozires Silva, em São José dos Campos (SP). 

 

Este trabalho faz parte de um consórcio estabelecido pelas duas companhias no ano passado, o que consiste em uma nova etapa cujo tema central é a aplicação de fundamentos e conceitos do “Sistema Toyota de Produção” (do original, em inglês, Toyota Production System, TPS) nos processos produtivos da planta fabril da Embraer mencionada acima.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o uso das diretrizes do TPS em uma das etapas de fabricação de asas para jatos comerciais E-Jets proporcionou uma redução de 50% do ciclo de produção, ao passo que houve redução de 17% do tempo total do processo produtivo desses tipos de peças. Nesse sentido, ainda conforme a Embraer, o ganho de eficiência foi de cerca de 20%.

 

A equipe que está à frente do Programa de Excelência Empresarial Embraer também atua na busca por melhorias nos processos produtivos da companhia. Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina, comentou mais sobre este assunto, enfatizando a importância da sinergia: “Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando ao fortalecimento de operações da Embraer. É importante salientar que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e na melhoria contínua”.

 

Luís Carlos Marinho, vice-presidente executivo de operações da Embraer, complementou dizendo que “a interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e para a potencialização da eficiência dos processos produtivos”. 

 

O uso de energia de fontes renováveis em seu parque fabril também está nos planos da Embraer, o que, de acordo com a companhia, é uma de suas metas para o próximo ano. 

 

O contato com a Embraer pode ser feito pelo seu site, e com a Toyota pode ser feito pelo e-mail clientes@sac.toyota.com.br.

 

 

Imagem: Embraer/Divulgação. Da esquerda para a direita: Luís Marinho, Masahiro Inoue e Rafael Chang.

 

 

Leia também:

 

Mobilidade elétrica avança no mercado brasileiro

 

Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

 

#Embraer #Toyota #OtimizaçãodaProdução #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024