No dia 16 de setembro de 2023 a ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial vai realizar em Joinville (SC) uma competição que terá como tema central a indústria 4.0, da qual participarão equipes formadas por profissionais da indústria e membros de instituições de pesquisa e ensino.

 

Trata-se da primeira edição do “ABII Challenge”, evento que vai reunir times formados por integrantes de companhias e universidades situadas em Santa Catarina – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) –, no Estado de São Paulo – Universidade de São Paulo (USP) – e no Paraná – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e UniSenai.

As equipes participarão de provas envolvendo, por exemplo, o uso de robôs e de inteligência artificial no chão de fábrica, além de drones, e outros temas referentes à modernização de parques industriais. Uma das premissas deste torneio, de acordo com informações fornecidas à imprensa, é promover a realização de trabalhos colaborativos em prol da indústria de manufatura, o que abrange o setor metalmecânico e, a reboque, as empresas da área de usinagem, e também do meio acadêmico.

 

Assim, um dos desafios das equipes será apresentar de forma prática como as novas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 podem ser integradas à sua rotina. José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, comentou mais sobre o evento: “o ABII Challenge reforçará a necessidade de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e o uso da Internet Industrial das Coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades”. Ele concluiu dizendo que o objetivo é que “este evento seja realizado anualmente e que mobilize cada vez mais empresas e universidades do Brasil”.  


A competição acontece no parque tecnológico Ágora Tech Park. Também foi informado à imprensa que as provas poderão ser assistidas pelo público em geral no local do evento, e que serão transmitidas em tempo real por meio de uma plataforma virtual.

 

Mais informações podem ser obtidas nesta página e pelo site da ABII.

 

Imagem: ABII/Divulgação.

 

Leia também:

 

Projeto da ABDI visa acelerar o desenvolvimento da indústria

 

Programa promove a capacitação e inclusão de mulheres na indústria

 

Programa visa aumentar a competitividade de ferramentarias no Brasil

 

#ABII #Indústria40 #Evento #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Fórum de manufatura terá nova edição em SP

Manufatura estratégica e pessoas à frente da digitalização de processos produtivos serão alguns dos temas abordados no evento.

29/02/2024


Feira TMTS terá a transformação digital e indústria verde como temas

Evento que acontece em Taiwan contará com fóruns sobre o futuro da indústria de manufatura e o desenvolvimento de máquinas inteligentes.

05/02/2024


Usinagem. Treinamento presencial e on-line

Cursos de programação para equipamentos de usinagem oferecidos pelo Senai, e de fresamento CAM fornecido pela Render Cursos, seguem com inscrições abertas.

05/02/2024