A plataforma Rota in Curso – um ambiente virtual dedicado a treinamentos, desenvolvido e coordenado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), que conta com o apoio de instituições de pesquisa e ensino como o Senai – está disponibilizando diversos cursos gratuitos indicados para profissionais do setor de usinagem, tais como fabricantes de moldes para a indústria automobilística.

 

Esta plataforma digital, que é parte do programa Rota 2030 (Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, que tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT), dá acesso a uma série de treinamentos sobre gestão de processos de fabricação mecânica, programação de manufatura assistida por computador (CAM) para torneamento 2D, segurança cibernética aplicada à indústria 4.0, programação para Internet das coisas (IoT), programação de equipamentos de eletroerosão a fio, entre muitos outros.

Rota in Curso dá acesso a treinamentos gratuitos para profissionais da área de usinagem

 

Antes de poder ter acesso ao conteúdo, é necessário realizar um cadastro na plataforma Rota in Curso. A partir daí, as informações fornecidas pelas empresas interessadas em ingressar nos cursos serão direcionadas a uma equipe técnica. De acordo com informações disponíveis na plataforma, as companhias interessadas nos treinamentos também podem obter pontos que podem ser convertidos em crédito para a realização de matrícula em muitos outros cursos oferecidos por meio desse ambiente virtual de aprendizagem.

 

No que tange à grade de cursos, os profissionais podem se inscrever em treinamentos que têm como tema central a programação da produção no chão de fábrica, usinagem, usando equipamentos CNC, o torneamento mecânico, uso de ferramentas aplicadas (Lean Manufacturing), desenho técnico aplicado à ferramentaria, operação de máquinas para medição por coordenadas tridimensionais e usinagem de materiais especiais em máquinas convencionais.

 

Também há cursos disponíveis na plataforma Rota in Curso recomendados para profissionais com atuação em gestão de equipes, na área de compras de matérias-primas, controle da qualidade, metrologia e automação industrial.

 

As empresas podem consultar o catálogo de cursos e obter mais informações sobre as inscrições no site da plataforma, e pelo e-mail rotaincurso@fundep.com.br.

 

 

Imagem: Freepik

 

 

Leia também: 

 

Treinar e formar técnicos para a indústria é uma urgência, diz estudo

 

Acompanhando as mudanças da manufatura e da usinagem

 

Previsão de fraturas dúcteis em simulações computacionais da conformação mecânica

 

#RotainCurso #Fundep #Rota2030 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Usinagem. Treinamento presencial e on-line

Cursos de programação para equipamentos de usinagem oferecidos pelo Senai, e de fresamento CAM fornecido pela Render Cursos, seguem com inscrições abertas.

05/02/2024


Cursos de microscopia e microanálise. Inscrições abertas

A UFSCar segue com inscrições para cursos introdutórios em MEV e MET que acontecem no primeiro e no segundo semestre de 2024.

09/01/2024