A Super Finishing acaba de lançar um revestimento denominado níquel cerâmico, uma combinação de níquel químico com nanopartículas de cerâmica que aumenta a resistência de componentes metálicos, incluindo roscas e cilindros de máquinas.

 

A solução que foi testada e validada para oferecer não apenas alta resistência para moldes, roscas e cilindros de equipamentos para transformação de plásticos, mas também propriedades autolubrificantes. O produto visa atender à demanda das indústrias que enfrentam problemas de desgaste e aderência de materiais, associados às altas temperaturas empregadas nos processos produtivos.

 

O níquel cerâmico possui coeficiente de atrito excepcionalmente baixo, que diminui com a carga, prolongando a vida útil de componentes empregados sob condições severas no ambiente industrial. Possui resistência a temperaturas extremas, que podem chegar a 3.000°C, e é ideal para aplicações que vão desde núcleos de injeção até moldes de sopro, oferecendo uma solução prática para diversos setores, incluindo o automotivo, o químico e o alimentício. Dentre as características do material estão também a distribuição uniforme de partículas na superfície revestida.

 

Ao contrário do PTFE (Teflon), o níquel cerâmico é extremamente duro e resistente à temperatura, com excelentes propriedades de liberação, evitando a adesão de materiais nos componentes metálicos. De acordo com informações da empresa, é ideal para aplicações de desgaste e com baixo coeficiente de atrito (COF), além de ser fácil de limpar, o que facilita os trabalhos de manutenção.

 

O revestimento não é recomendado apenas em situações de impacto moderado ou alto, mas é ideal para aplicações que necessitam de boas propriedades de deslizamento, reduzindo a escoriação. Sua ação autolubrificante prolonga a vida útil de peças e componentes.


 

Alberto Araújo Silva, diretor comercial da Super Finishing (foto), comentou que “o níquel cerâmico é uma solução transformadora para nossos clientes. Ele foi projetado para resolver problemas de aderência de forma eficaz, proporcionando resultados que superam as expectativas. Com essa tecnologia, nossos clientes não apenas aumentam a durabilidade de suas peças, mas também otimizam seus processos produtivos.”

 

A Superfinishing atua há 30 anos no desenvolvimento de técnicas de tratamento de superfícies metálicas.

 

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagens: Superfinishing

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Sustentabilidade híbrida. FkuR lança compostos com conteúdo bio e reciclado.

 

Fabricação de tubos com dosagem e medição integradas

 



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025