A alemã Stadler, com unidade brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um sistema automatizado para remoção de arames usados no enfardamento de materiais recicláveis, processando inclusive fardos com amarração cruzada.

 

O enfardamento com arame é essencial no setor de reciclagem, pois auxilia na coleta, transporte e manuseio de grandes quantidades de resíduos, mas também representa um risco para os operadores, pois as pontas dos arames podem causar ferimentos, visto que a sua remoção geralmente é feita de forma manual. O WireX automatiza totalmente o processo, liberando o material de uma única vez e aumentando a capacidade da linha de classificação de materiais de maneira segura.

 

O equipamento usa sistemas de detecção e medição por sensores para localizar os arames, removendo-os dos fardos com amarração simples ou cruzada em uma única passagem. A unidade de remoção dos arames é integrada a uma estrutura resistente a vibrações, feita de aço, que comporta fardos de dimensões padronizadas.

 

Os fardos são alimentados na máquina por um transportador independente diretamente para uma placa horizontal e depois para uma móvel vertical, que os empurra de forma guiada, mantendo-o na posição correta. Os sensores localizados acima do transportador de entrada, dentro da câmara e na aba garantem que o fardo seja posicionado com alta precisão.

 

Quando o fardo está na posição, ganchos são empurrados para dentro dele para fixar o arame para o corte. Assim que concluído, os ganchos são puxados para fora e os fios são enrolados por um mecanismo giratório e descarregados por um pequeno transportador integrado em um compartimento separado, prontos para a reciclagem.

 

A placa horizontal então se abre e o fardo cai em um transportador colocado abaixo da máquina, que alimentará o material no sistema de classificação.

 

O funcionamento do WireX pode ser conferir no vídeo abaixo:

 

 

 

 

 __________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________



 

 

Imagem: Stadler

 

 

Leia também:

 

 

Como o setor de reciclagem pode ajudar a reconstruir o RS

 

PL 4035/21 poderá trazer redução de impostos para empresas que usam reciclados

 

 

 

 



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025