O poliestireno expandido (EPS) pode ser usado na construção de escadas para residências e estabelecimentos comerciais, entre outros. Um processo de construção de escadas usando este polímero foi divulgado pelo especialista em construção civil Vander de Paula.


Também popularmente conhecido como "Mago das Escadas", ele divulgou um passo a passo da construção de escadas de EPS (foto ao lado), abordando temas que abrangem desde a escolha do material até a finalização de uma escada.


Vander comentou que, “só quem constrói ou já precisou construir escadas entende o grau de dificuldade desse processo. Tem gente que pensa que o EPS não é seguro. Só que ele é ainda mais seguro do que materiais convencionais, além de proporcionar uma construção rápida, econômica e que não prejudica o meio ambiente, eliminando caixarias de madeira, por exemplo”. 

 

As instruções do construtor podem ser vistas no vídeo a seguir, que faz parte de uma série de vídeos publicados no YouTube.

 

No que se refere às aplicações de EPS na construção civil, molduras feitas com este material podem ser usadas para dar acabamento a muros e fachadas. Além disso, o poliestireno expandido é recomendado para a construção de conjuntos estruturais.

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Colaboração para empregar EPS na construção civil

 

PET reciclado no tratamento acústico de ambientes

 

#MagodasEscadas #PlásticoIndustrial #EPS



Mais Notícias RTI



Uso de energia solar como estratégia para reduzir custos da indústria

A autonomia no consumo de energia é vantajosa para as empresas e pode reduzir em até 95% os gastos com eletricidade, de acordo com o perfil de consumo e do modelo adotado.

24/02/2026


Manufatura aditiva: por que a articulação em rede é uma boa opção para o Brasil?

A qualidade de peças fabricadas por manufatura aditiva é um desafio organizacional e sistêmico, exigindo integração entre ciência dos materiais, engenharia, normalização e gestão da qualidade.

13/02/2026


O "Big Bang" da indústria de plásticos em 2026

Uma nova realidade regulatória e tributária faz de 2026 o ano zero da lógica industrial para o setor de polímeros no Brasil. O planejamento estratégico vai demandar a compreensão dessa complexa estrutura.

12/02/2026