Adalberto Rezende, da redação.

 

 

Construir habitações usando blocos modulares feitos de polipropileno (PP) reciclado é o objetivo da Fuplastic e da TETO Brasil. As empresas formaram uma parceria para promover o reaproveitamento de materiais plásticos por meio de um projeto que tem como objetivo a construção de moradias feitas com PP reciclado proveniente de resíduos coletados por empresas parceiras como cooperativas de reciclagem, além de outras.


Bruno Frederico, CEO da Fuplastic, que concedeu entrevista à Plástico Industrial, disse que o projeto envolve, em um primeiro momento, a construção de moradias populares, o que foi tema do evento “Cidade do Futuro 2024”, realizado recentemente em São Paulo (SP). Ele disse que entre as atrações do evento promovidas pela Fuplastic e a TETO Brasil estava uma casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área de 54 metros quadrados, feita com 4.900 blocos de PP reciclado (foto).

O executivo também comentou sobre o uso de PP reciclado proveniente de peças para veículos na construção de moradias, além de outros projetos voltados para a construção de lojas e aviários, entre outros tipos de edificações, que já estão em andamento. Segundo ele, a ideia é desenvolver soluções construtivas que aliem a destinação correta de resíduos plásticos, construção rápida e limpa, assim como incentivo às boas práticas em prol da sustentabilidade.


O CEO concluiu dizendo que o projeto de construção de moradias sustentáveis a partir de blocos de polipropileno reciclado já está em fase de validação. Ele explicou: “Um dos objetivos é tornar a utilização dos blocos modulares de PP reciclado um modelo construtivo da TETO Brasil, tendo também como pilar a construção de lojas, galpões e outros tipos de estabelecimento usando plástico reciclado e estruturas metálicas, por exemplo”.


Mais informações podem ser obtidas pelos sites da Fuplastic e da TETO Brasil. O desenvolvimento de plásticos sustentáveis tendo a otimização da topologia como estratégia é um dos temas abordados na seção Artigos técnicos, em nosso site

________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________

 

Imagem: Fuplastic,TETO Brasil/Divulgação.

 

Leia também:

 

Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos

 

Novo termoplástico reforçado terá origem 100% biológica

 

#Fuplastic #TETOBrasil #PlásticoIndustrial #Habitação



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025