A Amcor Rigid Packaging (ARP) anunciou ter feito uma parceria com a vinícola californiana Ron Rubin para o lançamento da Blue Bin, uma linha de vinhos premium embalados em garrafas de 750 ml produzidas com poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado ( rPET). A série se destina inicialmente ao mercado norte-americano.
Em comunicado de imprensa, a Amcor informou que as garrafas da linha Blue Bin apresentam vantagens ambientais quando comparadas com as embalagens tradicionais de vinho, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa. Outra vantagem é o fato de as garrafas de vinho em PET serem mais leves e inquebráveis, permitindo que os apreciadores transportem com segurança a bebida a lugares como praia, na piscina, camping e outras áreas ao ar livre. Uma garrafa de vinho feita de PET é 85% mais leve do que uma feita de vidro.
A vinícola Ron Rubin conduziu uma avaliação de dois anos para desenvolver um vinho premium compatível com as garrafas PET fabricadas com a tecnologia Plasmax, do grupo alemão KHS, que consiste em uma fina barreira de oxigênio com função semelhante à do vidro no interior da garrafa, como pode ser observado no vídeo a seguir:
“Essa barreira protetora retém o vinho, enquanto a garrafa PET mantém a forma”, comentou Jonathan Jarman, gerente de marketing da Amcor Rigid Packaging para destilados e vinhos. “Este é realmente um momento de transformação para o mercado de vinhos norte-americano, inaugurando uma era em que a embalagem do produto é valorizada e celebrada tão profundamente quanto o próprio produto. Temos orgulho de trabalhar com Ron e sua equipe para levar o Blue Bin a clientes em todo o país.”
Produzido e engarrafado pela Ron Rubin, a linha de vinhos Blue Bin conta hoje com quatro variedades de uvas da safra de 2022: Rosé, Pinot Grigio, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Imagem: Amcor
Leia também:
Mercado europeu difícil para os materiais reciclados
Aumenta o volume de embalagens recicladas no ramo de produtos de limpeza
#Amcor
#BlueBin
#RonRubin
Mais Notícias RTI
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025