Aumentar as frentes de trabalho na gestão de embalagens pós-consumo e de resíduos provenientes delas é uma das premissas do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula), que integra o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A entidade está à frente de programas voltados para a seleção de projetos sobre reciclagem de embalagens, o que abrange, por exemplo, a formação de parcerias com cooperativas, catadores de materiais, empresas do setor de bioplásticos e instituições de pesquisa e ensino, entre outros.


Sílvia Tondella Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem do Ital, que forneceu informações à Plástico Industrial, comentou que os planos do centro incluem a criação de consórcios para o desenvolvimento de processos produtivos, tecnologias para a reciclagem de resíduos, ações fundamentadas na conscientização sobre o descarte correto de embalagens pós-uso/pós-consumo e incentivo à economia circular.


Outro tópico abordado por Sílvia é a implantação de sistemas de comunicação que possibilitem o compartilhamento de informações sobre estudos realizados na cadeia produtiva de embalagens. Segundo ela, “não adianta os centros de pesquisa trabalharem, as empresas trabalharem e os players da indústria de embalagens desenvolverem projetos de forma isolada se não for estabelecida uma cultura de economia circular. Também é fundamental que a informação esteja disponível para todos os envolvidos”.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail silviatd@ital.sp.gov.br e pelo site do Ital.


 

 

Imagens: Ital, CCD Circula, Intermarketing Brasil; Freepik.

 

Mais notícias:

 

Unidades modulares de reciclagem química serão destaque no Recy-Plastech

 

Embalagens contendo cobre prolongam o tempo de prateleira de alimentos

 

WasteBank e Sygecom oferecem soluções para gerir e monetizar resíduos plásticos

 

#Ital #CCDCircula #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025


Embalagens serão tema de evento em abril

O Instituto de Embalagens vai realizar um workshop em que serão debatidas as boas práticas para o desenvolvimento de embalagens.

07/04/2025


Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.

07/04/2025