Ampliar a criação de hubs dedicados ao desenvolvimento de produtos feitos com grafeno no Brasil é um dos objetivos do UCSGraphene, centro de pesquisa especializado em nanomateriais, que integra o conglomerado da Universidade de Caxias do Sul (RS).

De acordo com Diego Piazza, professor e coordenador do UCSGraphene, que forneceu informações à Plástico Industrial, a instituição está aberta a parcerias com empresas e instituições de pesquisa e ensino que já atuam no setor de nanomateriais e/ou que tenham interesse em ingressar nesta área.
Segundo Diego, “Além do hub de desenvolvimento de produtos que têm grafeno em sua composição pensados para a indústria automotiva, que já está na ativa e do qual fazemos parte, temos interesse em fazer parcerias com desenvolvedores de embalagens, filmes e de itens diversos, por exemplo”.
O coordenador do UCSGraphene abordou assuntos relacionados ao mercado de grafeno, fazendo comentários sobre o grande potencial desse setor no País, em uma apresentação realizada no Parque de ideias, evento realizado paralelamente à Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, trazendo uma programação de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas ligadas à indústria de transformação de polímeros.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diego.piazza@ucs.br.
Imagem: Pixabay
Leia também:
Grafeno, um material à espera de parcerias
Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno
PE com grafeno, sob medida para a indústria do hidrogênio
#UCSGraphene #Grafeno #Nanomateriais #PlásticoIndustrial
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025