Acontece entre os dias 26 e 27 de abril próximo a nova edição do Bioplastics Brazil, congresso que contará com apresentações sobre bioplásticos, o seu mercado e suas aplicações. Organizado e promovido pela Markeplan (SP), o evento está recebendo inscrições de trabalhos acadêmicos relacionados aos biomateriais, incluindo temas como classificação e aplicações dos bioplásticos, biodegradação, processamento e aditivação, normas técnicas nacionais e internacionais.


 

Este ano o evento será realizado de forma conjunta com o 2º Fórum de Biopolímeros Compostáveis e de Compostagem, da Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (Abicom), contando com a presença de pesquisadores, especialistas e representantes de empresas que atuam no setor. Foram convidados para compor o comitê científico que avaliará os trabalhos da edição de 2023 expoentes da pesquisa em biomateriais de reconhecidas instituições nacionais de ensino e pesquisa.


 

O Bioplastics Brazil teve sua primeira edição realizada em formato digital em abril de 2022, reunindo especialistas que participaram de apresentações e debates sobre os conceitos dos biomateriais, como diferenciá-los e processá-los, bem como a respeito de aplicações desses materiais na indústria de manufatura. As apresentações da edição passada estão disponíveis no vídeo a seguir:


 


 

O Bioplastics Brazil 2023 será realizado na sede da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), situada na Avenida Jabaquara, 2925, Vila Monte Alegre, São Paulo (SP). Cep: 04045-902.


 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas aqui. A Plástico Industrial é a mídia oficial de apoio ao evento.



 


 

Leia também:


 

Projeto propõe a produção de plásticos a partir de resíduos de café


 

Filme de PET com material de base vegetal


 

Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto


 


 

#BioplasticsBrazil



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025