A Braskem e a norte-americana Nexus anunciaram a assinatura de um acordo comercial com vigência de dez anos para o fornecimento de matérias-primas circulares provenientes de uma nova unidade de reciclagem química pelo processo de pirólise, as quais serão usadas na produção de polipropileno (PP) circular certificado. Em janeiro de 2022, a Braskem concluiu um investimento estratégico na Nexus Circular.
Os volumes contratados de matéria-prima circular da Nexus vão ajudar a Braskem a atingir sua meta de comercializar 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado até 2025 e 1 milhão de toneladas destes produtos até 2030. Mark Nikolich, CEO da Braskem América, declarou: “Esperamos uma longa e crescente parceria com a Nexus para garantir matéria-prima de alta qualidade destinada à produção de polipropileno (PP) circular e certificado pela Braskem. Além disso, essa parceria está alinhada com a nossa iniciativa corporativa de desenvolver uma economia circular de carbono neutro para plásticos, auxiliando os nossos clientes a atingir suas metas de produtos com conteúdo reciclado”.
As resinas produzidas a partir dessa matéria-prima circular farão parte do portfólio atual de polipropileno (PP) e polietileno (PE) sustentáveis da Braskem América, composto atualmente de nove grades de resinas recicladas pós-consumo (PCR), dois dos quais podem ser utilizados em uma ampla variedade de aplicações de contato com alimentos, segundo a Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos. A Nexus fornece desde 2018 volumes comerciais de produtos líquidos circulares com certificação ISCC Plus.
Foto: Nexus
Leia também:
Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem
Reciclagem avança por todo o Brasil
#reciclagemquímica
#Nexus
#Braskem
Mais Notícias RTI
A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.
13/02/2026
A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.
13/02/2026
A fabricante japonesa de produtos eletrônicos se uniu a mais treze empresas para lançar um projeto que visa substituir os plásticos virgens de origem fóssil utilizados na fabricação de seus produtos. Entre os parceiros está a desenvolvedora de resinas sustentáveis. Chimei.
13/02/2026