A norte-americana Mencom, fabricante de conectores industriais e acessórios para instalações, desenvolveu uma trava para gabinetes que envolve conceitos de construção leve e combinação de materiais (termoplástico e metal) em um projeto totalmente voltado para as necessidades de desempenho do produto.

O sistema de fechamento para gabinetes, denominado alavanca IL-Brid foi projetado para melhorar o mecanismo de travamento tradicional, de modo a aumentar a durabilidade do conjunto, com melhor desempenho e menos desgaste. Ele combina a facilidade de moldagem e a flexibilidade dos materiais termoplásticos com a robustez de uma alma de aço inoxidável, aplicada no ponto de atrito da trava (foto).

 

O novo projeto foi criado tendo em vista as aplicações com abertura e fechamento frequentes que são típicas do ambiente industrial. A estrutura da alavanca de travamento foi moldada com um termoplástico contendo retardante de chama e com aprovação pelo Underwriters Laboratories (UL), que reduz significativamente o atrito e o desgaste no deslizamento para a abertura e fechamento. Já o núcleo de aço inoxidável garante resistência às tensões mecânicas típicas da movimentação das peças e às vibrações de ambientes agressivos.

 

Foto: Mencom



 

Conteúdo relacionado:

 

Tampas elásticas para proteção de moldes e peças metálicas

 

Fazendas verticais e os materiais plásticos




 

#aplicaçõesemplásticos   #Mencom



Mais Notícias RTI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Nova feira de embalagens industriais acontece em 2026

A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.

11/12/2025


Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025