O grupo Wittmann Battenfeld, com sede na Áustria e filial na cidade de Vinhedo (SP), desenvolveu um modelo de célula de produção configurada conforme os conceitos da indústria 4.0 (foto).

A unidade-modelo é composta por uma injetora e por um robô, além de equipamentos que executam processos complementares à transformação de plásticos, e foi criada para exemplificar um espaço fabril configurado para a realização de operações integradas no chão de fábrica .
Outro detalhe é que esse conjunto conta com sistemas que se dividem em ambientes digitais para coleta e compartilhamento de dados provenientes de linhas de produção, assim como plataformas para a conectividade entre máquinas e dispositivos móveis.
De acordo com a empresa, esse modelo de célula de produção foi desenvolvido para processos de transformação de resinas termoplásticas por injeção, ao qual podem ser integrados sistemas de monitoramento de equipamentos e de dados em tempo real, por exemplo. O modelo é um dos destaques da empresa na Interplast, que acontece no início de abril, em Joinville (SC).
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Wittmann Battenfeld
Mais conteúdo relacionado à indústria 4.0:
Investimento em injetora viabiliza transferência de tecnologia
O que podemos esperar da “fábrica do futuro”?
#WittmannBattenfeld #Indústria40 #PlásticoIndustrial
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025