A indústria da mobilidade tem procurado reduzir sua pegada de carbono atuando em diversas frentes, dentre as quais está a opção por materiais sustentáveis, o que pode incluir desde conteúdo proveniente de reciclagem até os plásticos de origem renovável, a exemplo da linha desenvolvida pela alemã Röchling Automotive, com unidade brasileira em Itupeva (SP).

 

A empresa criou uma linha de compostos de poli(ácido láctico) (PLA) denominada Röchling Bio-Boom, formada por pelo menos 90% de matérias-primas renováveis, constituindo uma alternativa a materiais convencionais como poliésteres, estirênicos, poliolefinas e poliamida.

 

Com melhorias significativas em termos de estabilidade térmica e resistência química em comparação com o PLA padrão, a nova família de biopolímeros atende aos elevados requisitos e especificações técnicas, podendo ser usada na fabricação de componentes para sistemas de admissão para motores a combustão, componentes aerodinâmicos e algumas peças estruturais. Sua garantia de desempenho é assegurada pela formulação feita com aditivos desenvolvidos pela própria Röchling, tendo em vista os requisitos da indústria automotiva em termos de vida útil e de resistência mecânica.

 

Foto: Röchling Automotive


 

Conteúdo relacionado:

Bioplástico para aplicação sob alta temperatura em motores

Novo modelo de negócios simplifica a adoção dos bioplásticos


 

#bioplásticos #Röchling



Mais Notícias RTI



Campo Limpo registra crescimento recorde

O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.

12/12/2025


Nova feira de embalagens industriais acontece em 2026

A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.

11/12/2025


Fabricante de injetoras investe em ampliação de portfólio e do parque industrial

A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.

11/12/2025