A Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (Abicom) vai realizar no dia 23 de novembro, das 9 às 11h30, o 1º Fórum de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem, uma discussão sobre as vantagens e as aplicações desses materiais. Sua cadeia de produção, utilização e destinação é capaz de gerar impacto positivo em termos sociais, econômicos e ambientais, contribuindo para a economia circular no segmento de plásticos.
Comprometida com a disseminação de conhecimento científico a respeito da concepção, processamento e compostagem dos biopolímeros, a Abicom preparou para o evento uma programação dividida nos seguintes tópicos:
Explorando os benefícios e aplicações dos biopolímeros compostáveis (por João Carlos de Godoy, engenheiro de materiais, fundados da Oeko Bioplásticos)
Economia circular: o ciclo biológico dos biopolímeros compostáveis (por Leonardo Ceratti, químico industrial e especialista em biopolímeros na Additiva)
O avanço da compostagem como reciclagem orgânica no Brasil (por Antonio Oswaldo Storel Jr, engenheiro agrônomo mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Unicamp e especialista em Gestão de Políticas Públicas)
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Conteúdo relacionado:
Compostos bioplásticos para o mercado brasileiro
Novo modelo de negócios simplifica a adoção de bioplásticos
#Abicom #biopolímeros #bioplásticos #compostagem
Mais Notícias RTI
Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.
29/07/2025
Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.
22/07/2025
A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.
14/07/2025