Um consórcio formado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Centro Universitário Facens e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) levou à criação de um centro de pesquisa voltado para as áreas de Internet of Things (IoT) e indústria 4.0.

Centro tecnológico em Sorocaba será voltado para projetos de digitalização da indústria

 

A nova unidade foi inaugurada recentemente no município de Sorocaba (SP) e recebeu o nome de “Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0 Facens-MCTI”. Ela faz parte de uma iniciativa que visa ao desenvolvimento de programas educacionais e de empreendedorismo a partir do uso de tecnologias de diversos tipos, o que pode incluir equipamentos de impressão 3D, robôs e sistemas digitais que conectem o chão de fábrica com ambientes virtuais, por exemplo.

 

Segundo informações transmitidas via comunicado à imprensa, esse projeto também tem como objetivo popularizar e intensificar a divulgação de trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas da ciência a partir da criação de espaços para a realização de simulações de processos em alinhamento com o uso de sistemas conectados à IoT, incluindo pesquisas e desenvolvimento para áreas definidas como prioritárias conforme o Plano Nacional de Internet das Coisas.

 

“Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é necessário lembrar que precisamos criar empregos para as pessoas, alinhados a esse progresso. Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário”, comentou Marcos Pontes, ministro da ciência, tecnologia e inovações no MCTI.

 

Além disso, foi informado que o novo instituto vai operar de forma integrada a entidades do meio acadêmico, empresarial e também com órgãos que representam a comunidade local. “Nos sentimos muito honrados com esta parceria e sabemos que todas as pesquisas e ideias desenvolvidas neste centro nos darão mais oportunidades de trazer educação e desenvolvimento de projetos”, disse Regiane Relva, coordenadora-geral do laboratório Smart Campus Facens, que integra o centro universitário de mesmo nome.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Conheça também diversos cursos da área de plásticos e acesse informações sobre equipamentos e serviços em nossos guias

 

Foto: Facens

 

Conteúdo relacionado:

Novo centro de pesquisa em plasticultura para o agronegócio

Tratamento superficial de moldes com laser e robôs

 

#MCTI #Facens #PTS #IoT #Indústria40 #PlásticoIndustrial 



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025