Pesquisadores da Universidade de Buffalo (EUA) publicaram na revista Nature um estudo sobre um método inédito de metrologia que utiliza uma técnica de sensoriamento não destrutiva para identificar e quantificar o teor de resinas recicladas em produtos plásticos , combinando propriedades triboelétricas, espectroscopia dielétrica, impedância e infravermelho médio (MIR) integradas a algoritmos de aprendizagem de máquina. Os testes foram feitos em amostras de PET com até 50% de material pós-consumo, tendo em vista desenvolver uma solução técnica para o controle de conformidade regulatória exigidos por diretrizes como o Regulamento da UE sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) e o Sistema de Logística Reversa (SLR) de Embalagens de Plástico no Brasil, também conhecido como Decreto do Plástico.

 

A metodologia se baseia na detecção de alterações físico-químicas microscópicas que ocorrem durante os ciclos de reprocessamento. O estudo revelou que o aumento do conteúdo reciclado está diretamente associado a uma maior retenção de carga triboelétrica e elevação da perda dielétrica. Esses fenômenos são indicadores técnicos de defeitos estruturais como a quebra da cadeia polimérica e a polarização induzida por impurezas ou degradação térmica, que as técnicas de inspeção convencionais muitas vezes não conseguem quantificar com precisão.


Para processar a alta complexidade dos dados, foi desenvolvido um modelo de inteligência artificial (IA) que correlaciona as assinaturas espectroscópicas e dielétricas. O sistema alcançou uma precisão de classificação superior a 97% em amostras de poli(tereftalato de etileno) (PET) com teores de reciclado variando de 0% a 50%, faixa que compreende as metas globais de incorporação de reciclados pós-consumo (PCR, de Post-Consumer Recycled) em embalagens. A natureza não destrutiva do ensaio permite a análise direta em produtos acabados, eliminando a necessidade de preparação complexa de amostras em laboratório.

 

A implementação dessa tecnologia representa um avanço estratégico para a indústria de transformação, oferecendo uma ferramenta de auditoria técnica para validar declarações de conteúdo reciclado em toda a cadeia de suprimentos.

 

O artigo na íntegra pode ser conferido aqui.

 

 

Imagem: Shutterstock

____________________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

  

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Processo simplifica conversão de óleo de pirólise em matéria-prima de grau cracker

 

 

Neste inaugura unidade de reciclagem química de plásticos

 



Mais Notícias RTI



Stadler registra aumento da procura por sistemas de triagem

Proximidade da entrada em vigor do Decreto 12.688, que regulamenta o uso de conteúdo reciclado em embalagens, fez aumentar a procura por sistemas de triagem automatizada.

27/05/2026


Reciclagem de plásticos será tema de curso online gratuito

O Conselho Regional de Química IV Região/SP vai realizar em junho um curso que abrange reciclagem, desafios e oportunidades.

26/05/2026


Programa impulsiona a reciclagem de tampas plásticas

Na programação da feira Interplast está inserida a apresentação de ações realizadas por meio do programa Tampinha Legal.

26/05/2026