Foi lançada pela italiana Xenia Materials a linha de resinas termoplásticas reforçadas que incorpora a tecnologia ST Upgrade, para aumento da resistência ao impacto.

A tecnologia proporciona um aumento de 60% da resistência ao impacto em comparação com outros polímeros reforçados com fibras de carbono como, por exemplo, poliamidas (PA11) e (PA66) reforçadas com 30% de fibras.


De acordo com informações divulgadas à imprensa, a nova linha de compostos termoplásticos também apresenta melhores propriedades, tais como a flexibilidade e o comportamento elástico, aumentando em 40% o alongamento do material em comparação com formulações convencionais.


A Xenia Materials anunciou que já estão disponíveis para comercialização materiais do seu portfólio que foram aprimorados a partir da integração dos agentes ST Upgrade à sua formulação. A linha é composta por materiais reforçados com fibra de carbono e fibra de vidro baseados em PA6, PA66, PA11, PA12, PA6.12, PA4.10, PA6.10 e PA10.10.

 

No que se refere às aplicações nas quais esse portfólio pode ser utilizado, a empresa o fornece para a indústria aeroespacial e automobilística, bem como para fabricantes de equipamentos para praticantes de esportes e calçados, entre outras áreas.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagens: Xênia Materials/Divulgação.

 

Acesse mais notícias do setor de plásticos:

 

Novo grade de PPA para a área médica

 

Antioxidante melhora propriedades de rotomoldados

 

Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó



Mais Notícias RTI



Construção de moldes para plásticos é tema de curso

Escola SENAI do interior de SP vai iniciar em outubro um curso sobre fabricação de moldes para termoplásticos.

06/10/2026


Sistemas de desumidificação do ar para parques fabris

A Thermomatic fornece equipamentos para desumidificação do ar que podem ser utilizados em linhas de produção do setor de plásticos.

06/10/2026


Ferramental impresso em 3D acelera a fabricação de peças para o setor aeronáutico

Projeto liderado pelo ORNL e pela Boeing demonstrou a viabilidade de aplicar a manufatura aditiva de metais na produção rápida de moldes complexos, abrindo perspectivas para os setores automotivo, de energia e aeroespacial.

06/10/2026