A Packseven, empresa do segmento de filmes flexíveis de polietileno (PE), com unidades produtivas em Manaus (AM) e Mogi Guaçu (SP), tem investido no uso de materiais sustentáveis na fabricação das linhas de produtos do tipo esticável (stretch) e encolhível (shrink).

 

Os plásticos reciclados pós-consumo (PCR) foram introduzidos há mais de dois anos, na fabricação dos filmes do tipo shrink, fornecidos para grandes empresas do setor de bebidas.


Já os filmes biodegradáveis passaram a ser fabricados em 2024, com o uso dos aditivos promotores de biodegradação da EcoVentures, adicionados na proporção de 1% à formulação do PE. O agente promove 91% de biodegradação, comprovada pelo certificado SPCR141, que atestou também que o produto não prejudica o solo, a vida vegetal ou o meio ambiente.

 

Produzido a partir de plásticos pós-consumo, o filme Shrink PCR reduz a necessidade de produção de novas resinas e, consequentemente, a pegada de carbono das empresas que o adotam em suas embalagens.

 

Maycon David Matias, coordenador de engenharia da Packseven, ressalta que, mesmo com material reutilizado, o produto preserva propriedades de alta resistência e encolhimento equivalentes às de um plástico virgem. O material é ideal para empresas dos setores alimentício, bebidas, higiene, limpeza e logística, que desejam aderir a práticas mais sustentáveis em seus processos.

 

No caso dos filmes stretch biodegradáveis, Matias explicou que a sua decomposição acelerada ocorre graças a microrganismos encapsulados, que transformam o plástico em material orgânico.

 

Para introduzir os materiais sustentáveis não foi necessário fazer nenhuma alteração significativa em maquinário ou periféricos. Atendendo prioritariamente o setor de bebidas, a Packseven conta hoje com uma linha de dez máquinas extrusoras e capacidades mensais de 2 mil t/ mês de filmes stretch e 1,3 mil t/mês de filmes shrink.


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________

 

Imagem: Packseven


 

Leia também:


 

Balanço de massa. Entenda o conceito que norteia a sustentabilidade no setor de plásticos.

 

ABIHPEC é certificada como gestora de reciclagem de embalagens


 

 



Mais Notícias RTI



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025