A modernização de parques fabris é um assunto que já estava na pauta do segmento de plásticos bem antes do início da atual crise sanitária desencadeada pela Covid-19. Porém, o  advento desta levou ao aumento do uso de canais digitais para difundir informações e conteúdo para a cadeia produtiva desta e de outras áreas correlatas, fator impulsionado principalmente pelo distanciamento social.

 

Ebook aborda a digitalização no ramo de reciclagem de plásticos

 

Os ebooks, ou livros digitais, estão entre os exemplos de ferramentas que estão se destacando neste cenário. Eles são um meio rápido e, geralmente, interessante do ponto de vista econômico, podendo ser obtidos em versões originais ou adaptadas de seus equivalentes impressos.

 

E mais uma publicação desse tipo passou a ser oferecida pela Tomra Sorting Recycling, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas de sensores para gerenciamento de resíduos, com matriz na Noruega e filial brasileira em São Paulo (SP).

 

O nome da obra é “Digitalization – Connect to Enhance Productivity in the Recycling Industry” (foto), ou “Digitalização – Conecte para aumentar a produtividade na indústria de reciclagem”, em português.

 

O o ebook aborda como o uso de sistemas que permitam a conectividade entre dispositivos ópticos que auxiliam na triagem de materiais, máquinas e ambientes virtuais pode contribuir para a otimização de processos no ramo de reciclagem.

 

Além disso, o seu conteúdo abrange sugestões referentes à obtenção de melhorias no gerenciamento de linhas de produção por meio de coleta e análise de dados, o que inclui a elaboração de estratégias visando à otimização de trabalhos.

 

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui. Nossa seção Literatura também traz informações sobre publicações que tratam de diversos temas relacionados à área de plásticos, reciclagem, entre outras.

 

Foto: Tomra Sorting Recycling

 

Conteúdo relacionado:

OCDE atualiza regras sobre negociação internacional de resíduos plásticos

Avanços em pesquisa sobre reciclagem química

 

#TomraSortingRecycling #Reciclagem #Digitalização #Ebook #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias RTI



Grafenoplast 3a edição vai tratar de normas e aplicações em ambiente de produção

A nova edição do Grafenoplast vai acontecer no dia 9 de setembro e vai reunir pesquisadores e empresas que já estão desenvolvendo produtos plásticos utilizando formulações que contêm o nanomaterial.

07/07/2026


SENAI e MDIC no fomento à inovação na cadeia de autopeças e ferramentaria

Com subvenções de até 60% em projetos de P&D, iniciativa do SENAI e MDIC apoia consórcios industriais para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Os prazos para submissão de projetos são 30 de julho e 28 de agosto.

07/07/2026


Ensaios alinham bioplásticos às exigências locais e internacionais

Com métodos reconhecidos globalmente, laboratório internacional passa a oferecer no mercado brasileiro os seus serviços de testes de compostabilidade, assegurando conformidade técnica para produtos fabricados com bioplásticos.

08/07/2026