A norte-americana Nextracker, fornecedora de rastreadores solares, expandiu seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Sorocaba, SP. Em parceria com o FIT - Instituto de Tecnologia, o chamado centro de excelência solar passou dos 30 mil m² originais para 46 mil m².

Segundo a empresa, o centro é dedicado a pesquisas para melhoria de desempenho, geração de energia, tecnologias agrifotovoltaicas, entre outras demandas de inovação do setor. O local também oferece treinamento para profissionais ligados à energia solar.

Com três centros de P&D no mundo, nos Estados Unidos, Índia e Brasil, a unidade brasileira foi a primeira a ser montada pela Nextracker, em 2022. Até o momento o centro já capacitou mais de 300 profissionais, somando mais de 5.600 horas de cursos e treinamentos. Entre os cursos, os destaques são os que abordam práticas de instalação solar, de segurança e de O&M; comissionamento; e resolução de problemas em terrenos.

De acordo com comunicado da empresa, em 2024 a Nextracker atingiu mais de 15 GW de projetos operacionais e em execução na América Latina e já entregou mais de 100 GW de projetos globalmente. A companhia conta com mais de 600 patentes registradas no mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025