O Brasil é o quarto país do mundo que mais abriu postos de trabalho específicos para a fonte solar fotovoltaica em 2023, aponta relatório da Irena - Agência Internacional de Energias Renováveis. Segundo o levantamento, o mercado brasileiro empregou, de forma direta e indireta, cerca de 264 mil profissionais ao longo do último ano.

Em primeiro lugar de forma disparada, a China lidera o ranking, com 4,5 milhões de vagas preenchidas, seguida pela Índia, com 329 mil empregos e, em terceiro, os Estados Unidos, com 279 mil. Os dados consideram as demandas em usinas solares centralizadas de grande porte e os sistemas de geração solar distribuída e se baseiam na potência total acumulada ao final de 2023.

Em todo o mundo, os empregos na área solar chegaram a 7,1 milhões em 2023, colocando a fonte como a mais empregadora, na frente das outras renováveis, incluindo eólica, hídrica, biomassa e biogás. No total, essas fontes foram responsáveis pela criação de aproximadamente 16,2 milhões de vagas. Sozinho, o mercado fotovoltaico representa 65% do total.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026