O Brasil é o quarto país do mundo que mais abriu postos de trabalho específicos para a fonte solar fotovoltaica em 2023, aponta relatório da Irena - Agência Internacional de Energias Renováveis. Segundo o levantamento, o mercado brasileiro empregou, de forma direta e indireta, cerca de 264 mil profissionais ao longo do último ano.
Em primeiro lugar de forma disparada, a China lidera o ranking, com 4,5 milhões de vagas preenchidas, seguida pela Índia, com 329 mil empregos e, em terceiro, os Estados Unidos, com 279 mil. Os dados consideram as demandas em usinas solares centralizadas de grande porte e os sistemas de geração solar distribuída e se baseiam na potência total acumulada ao final de 2023.
Em todo o mundo, os empregos na área solar chegaram a 7,1 milhões em 2023, colocando a fonte como a mais empregadora, na frente das outras renováveis, incluindo eólica, hídrica, biomassa e biogás. No total, essas fontes foram responsáveis pela criação de aproximadamente 16,2 milhões de vagas. Sozinho, o mercado fotovoltaico representa 65% do total.
Mais Notícias FOTOVOLT
Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.
12/12/2025
Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede
12/12/2025
Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável
11/12/2025