Atentas à necessidade de fomentar conhecimento sobre sistemas de armazenamento de energia no Brasil, mercado ainda em estágio incipiente, duas empresas do setor estão lançando iniciativas ligadas ao treinamento e capacitação profissional na tecnologia. A primeira é a NewCharge, fornecedora de sistemas de armazenamento de energia e consultoria na área, que lançou uma plataforma de educação para o setor batizada de NewCharge Academy. Com foco em todo o setor de energia, o primeiro curso é desenvolvido para capacitar profissionais e empresas a identificar e aproveitar oportunidades de negócio em sistemas de armazenamento de energia em baterias (BEES, na sigla em inglês).

Segundo a empresa, o curso foi criado com base nas principais dúvidas dos clientes e nos aprendizados da própria NewCharge no desenvolvimento de projetos e consultoria. Em cinco módulos, as aulas vão abordar as principais tecnologias e inovações, tendências e oportunidades internacionais, panorama e particularidade do mercado brasileiro, engenharia e instalação (aspectos técnicos e práticos) e melhores práticas de operação e manutenção de BESS.

A segunda inciativa é da fabricante chinesa SolaX Power, que vai inaugurar, entre setembro e outubro deste ano, um centro de treinamento em armazenamento de energia solar em Uberlândia, Minas Gerais. Segundo comunicado da empresa, o espaço oferecerá treinamentos presenciais para atender demandas técnicas e mercadológicas do setor de armazenamento. A ideia é oferecer cursos para profissionais da área, principalmente integradores, a partir de equipamentos da SolaX disponíveis para treinamento prático.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP Armazenamento 2026 tem recorde de projetos cadastrados

Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor

07/08/2026


Novas células de silício baixam custo da energia solar do espaço

Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V

07/08/2026


Escolas premiadas em concurso terão sistemas de geração solar

Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia

07/08/2026