O elevado consumo de energia elétrica desafia o futuro dos data centers. Por isso, iniciativas capazes de promover a eficiência energética nessas instalações devem atrair cada vez mais a atenção dos profissionais e investidores do setor. É o caso da geração fotovoltaica, alternativa que vem crescendo também nos projetos de missão crítica. Uma das principais implantações do Brasil será detalhada no 12º Webinar RTI - Estudo de caso: usina fotovoltaica e distribuição elétrica em data center Tier IV, no dia 15 de setembro, terça-feira, às 17h30.

Com transmissão ao vivo pelo canal da Aranda Eventos no YouTube, a palestra será conduzida por Sinara Augusta Borges Campos, engenheira responsável pelos processos de inovação tecnológica e sistemas de energia renovável da Almeida França Engenharia. A mediação do debate ficará a cargo de Paulo Marin, engenheiro eletricista, doutor em interferência eletromagnética e mestre em propagação de sinais e coordenador da comissão de estudo da ABNT/COBEI responsável pelas normas brasileiras de cabeamento estruturado.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhes a abordagem de projeto e a implementação da distribuição elétrica do data center diante de dois desafios: a integração com a usina fotovoltaica e a busca do Tier IV do Uptime Institute, classificação que indica que a instalação é à prova de qualquer falha da infraestrutura. “Todo data center é um ambiente de missão crítica, mas quando sua classificação almejada é Tier IV, especial atenção ao projeto e à implementação do sistema elétrico deve ser tomada”, diz o engenheiro Paulo Marin.

As inscrições no webinar são gratuitas e devem ser realizadas pelo preenchimento do cadastro disponível no endereço: http://oferta.arandanet.com.br/12o-webinar-rtiO link da transmissão é encaminhado após a confirmação.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024