Em operação desde fevereiro, a usina fotovoltaica Fazenda Bom Retiro, em Pirassununga, interior de São Paulo, com 3,3 MW de potência instalada, já beneficia 78 usuários. Projetada pela Turin Energia e executada pela EPCista Reserva Energia, a planta tem capacidade para gerar 5,2 GWh por ano, ocupa área de cinco hectares e é equipada com 5780 mil módulos solares da DAH Solar.

Os usuários, a maioria de condomínios, já tiveram redução de 10% nos gastos com energia. “A expectativa da usina da Fazenda Bom Retiro é atingir 110 usuários até o final do segundo semestre deste ano”, afirma Brunno Alexander, sócio diretor da Reserva Energia, administradora da usina.

Segundo Fernando Labes, diretor da Turin, foram investidos na obra cerca de R$ 11 milhões. A empresa optou por módulos monofaciais full screen (sem borda externa) patenteados da DAH Solar, integrados a 10 inversores de 250 kVA fornecidos pela Port Trade Energy. “Testes realizados pela TÜV Nord, tradicional organização especializada em inspeção, testes e certificação, comprovam que os painéis full screen têm rendimento 11% superior ao dos módulos convencionais”, afirma a empresa. “Por não ter moldura entre os vidros, esses painéis acumulam menos sujeira, o que resulta num desempenho superior e facilita a manutenção”, afirma Labes.

Para fixação dos módulos fotovoltaicos foram utilizados clipes da ARaymond, que “agilizam na instalação pois são encaixados e não parafusados e já fazem a função de aterramento”, explica o executivo.

A chinesa DAH Solar conta com a parceria da Port Trade Energia, homologada para distribuição e instalação, e também homologou ARaymond, fornecedora de grampos de fixação para os painéis solares full screen da marca.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025