Em operação desde fevereiro, a usina fotovoltaica Fazenda Bom Retiro, em Pirassununga, interior de São Paulo, com 3,3 MW de potência instalada, já beneficia 78 usuários. Projetada pela Turin Energia e executada pela EPCista Reserva Energia, a planta tem capacidade para gerar 5,2 GWh por ano, ocupa área de cinco hectares e é equipada com 5780 mil módulos solares da DAH Solar.
Os usuários, a maioria de condomínios, já tiveram redução de 10% nos gastos com energia. “A expectativa da usina da Fazenda Bom Retiro é atingir 110 usuários até o final do segundo semestre deste ano”, afirma Brunno Alexander, sócio diretor da Reserva Energia, administradora da usina.
Segundo Fernando Labes, diretor da Turin, foram investidos na obra cerca de R$ 11 milhões. A empresa optou por módulos monofaciais full screen (sem borda externa) patenteados da DAH Solar, integrados a 10 inversores de 250 kVA fornecidos pela Port Trade Energy. “Testes realizados pela TÜV Nord, tradicional organização especializada em inspeção, testes e certificação, comprovam que os painéis full screen têm rendimento 11% superior ao dos módulos convencionais”, afirma a empresa. “Por não ter moldura entre os vidros, esses painéis acumulam menos sujeira, o que resulta num desempenho superior e facilita a manutenção”, afirma Labes.
Para fixação dos módulos fotovoltaicos foram utilizados clipes da ARaymond, que “agilizam na instalação pois são encaixados e não parafusados e já fazem a função de aterramento”, explica o executivo.
A chinesa DAH Solar conta com a parceria da Port Trade Energia, homologada para distribuição e instalação, e também homologou ARaymond, fornecedora de grampos de fixação para os painéis solares full screen da marca.
Mais Notícias FOTOVOLT
GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.
17/04/2025
Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.
17/04/2025
Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.
17/04/2025