O grupo Belenus, especializado na fabricação de fixadores, ferragens e ferramentas para construção civil e energia solar fotovoltaica, está instalando uma miniusina solar no telhado da sua unidade fabril em Vinhedo, SP. A obra está a cargo da integradora Solarprime e o projeto contempla a instalação de 2.232 módulos de 550 W, totalizando potência instalada de 1,2 MW.

Sob investimento de cerca de 4 milhões de reais, a usina ocupa área de telhado de 5,8 mil m². Com a instalação, a previsão é de geração mensal de aproximadamente 150.422 kWh, energia que será utilizada para atender parte do consumo de novo prédio do grupo, construído recentemente para o setor administrativo. A expectativa é a usina entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano.

A estimativa do investimento é gerar economia na conta de energia de aproximadamente 30%. De acordo com o CEO do grupo Belenus, João Marcos Lucas, a opção pelo uso do telhado foi de redução de custos de instalação. “Não houve a necessidade de se fazer terraplenagem e fundação do terreno com pilares de sustentação da estrutura de fixação dos módulos. Esta é uma ótima opção para as indústrias em geral, que podem aproveitar a estrutura dos próprios galpões e obter uma economia considerável nos investimentos com a infraestrutura das usinas solares”, disse.

Segundo comunicado da Belenus, a ideia com o investimento é também utilizar a usina como “vitrine” para atrair novos clientes à Belenergy, distribuidora de produtos fotovoltaicos do grupo. Além de ter inversores on-grid e híbridos, a usina conta com banco de baterias, que poderão alimentar as cargas quando o sistema não estiver usando energia da rede.

“Com isso, as cargas prioritárias permanecerão funcionando mesmo que exista algum problema de queda na energia da rede de distribuição”, disse o chefe de engenharia da Solarprime e responsável pela instalação da usina solar,  Rodrigo Almeida.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026