A Gradiente, empresa nacional conhecida por seus produtores eletroeletrônicos em décadas passadas, voltou ao mercado agora com uma nova unidade de negócios voltada para o setor de geração solar distribuída. Com o nome de Gradiente Solar, a ideia é se tornar uma solução one-stop-shop de instalação de GD solar, com oferta completa de serviço, incluindo projeto, escolha dos equipamentos, instalação, homologação, monitoramento e manutenção.

A retomada de atividades da empresa se dá depois de um período de recuperação judicial, realizado por mais de dez anos, e deve envolver cerca de R$ 50 milhões em investimentos. A expectativa é de crescimento exponencial, segundo a avaliação do presidente do conselho de administração da Gradiente, Eugênio Staub. “Vamos nos posicionar para ser, em cinco anos, a principal referência nesse segmento. Para isso contamos com a força da nossa marca e com a experiência que adquirimos, ao longo de 90 anos, de trabalhar com o consumidor final", disse.

Em uma primeira fase, a Gradiente Solar atuará em todo o estado de São Paulo, com foco na região metropolitana de São Paulo, no litoral paulista, em Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Vinhedo e São José dos Campos. O serviço envolvido na contratação do sistema envolve projeto de engenharia, homologação junto às distribuidoras de energia locais e instalação dos módulos solares. O tempo médio de obras no local da instalação se dará em torno de dois dias, segundo a empresa, principalmente em residências e pequenos comércios ou indústrias.

A nova oferta envolve ainda financiamento da instalação em até 21 meses via cartão de crédito ou em até 120 meses por meio de bancos e financeiras parceiras. “Ao instalar uma usina, o consumidor faz um investimento que se paga em, no máximo, cinco anos e garante energia de graça pelo resto da vida", disse o CEO da Gradiente Solar, Marcelo Ribeiro. A empresa contará com equipes próprias e terceirizadas treinadas e a ideia é atuar em projetos de até 75 kWp de potência.



Mais Notícias FOTOVOLT



Maioria dos módulos fotovoltaicos não entrega potência declarada

Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.

06/06/2025


Brasil chegou a 88,2% de renováveis na matriz em 2024

Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.

06/06/2025


Pesquisa promete levar células tandem para a produção em larga escala

Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.

06/06/2025