A Unicred, instituição financeira cooperativa, está construindo uma usina solar fotovoltaica de 1 MW na cidade de Caçador, em Santa Catarina. Batizada de Unicred Central Conexão, a instalação terá 2.230 módulos fotovoltaicos, em uma área de 2,87 hectares, com geração estimada de 1.906.004 kWh por ano.

Com previsão de entrar em operação em julho, a miniusina de geração distribuída vai gerar créditos para atender aproximadamente 87% das agências da Unicred em Santa Catarina, pertencentes às cooperativas filiadas. O sistema Unicred conta com uma confederação, quatro centrais, 35 cooperativas e mais de 369 unidades de negócios. Segundo comunicado, a instituição tem R$ 27,1 bilhões em ativos e mais de 300 mil cooperados.

Ainda de acordo com informações da Unicred, a construção da usina contempla folga de geração de 27% para acomodar a inclusão de novas agências na compensação dos créditos “ou para a modernização e melhoria do conforto das existentes”, segundo o texto. A expectativa é a de que a geração de energia solar fotovoltaica evite a emissão de 237 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. 

A integradora responsável pela implantação do projeto é a TAB Energia, de Joinville, SC, que utiliza equipamentos solares da também catarinense WEG, de Jaraguá do Sul.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026